A nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Custodópolis, em Guarus, foi inaugurada nesta segunda-feira (24) pelo prefeito Wladimir Garotinho. A unidade, que é a segunda entregue neste ano de 2024 pelo atual governo, agora funciona em novo endereço, à Rua Hipólito Sardinha, sendo o prédio totalmente reformado, com pintura nova, mobília e equipamentos para adequação ao padrão das novas UBS e UBSF do município. Na oportunidade, o prefeito aproveitou para anunciar que, até o próximo dia 5 de julho, irá reabrir mais três postos de saúde: do Jockey, Terra Prometida e o do Parque Aeroporto.

A UBSF de Custodópolis, que antes funcionava na Rua Patrício Menezes, em um terreno doado para a Fundação Benedito Pereira Nunes, consta de salas de recepção, de curativo, de serviços ambulatoriais, de medicamentos, da administração e banheiros, consultório ginecológico, além de brinquedoteca. Entre os atendimentos estão consulta médica e de enfermagem, odontologia e coleta de exames.

“A unidade poderia até continuar funcionando no espaço da Fundação Benedito Pereira Nunes, mas nós preferimos arrumar um lugar melhor, amplo e com mais condições para dar à população um atendimento mais humanizado. Hoje, também estamos dando um passo muito importante, pois nesses três anos de governo, reabrimos praticamente uma unidade de saúde por mês. Isso mostra que, para nós, saúde sempre será prioridade”, apontou o prefeito Wladimir Garotinho. 

A noite também teve espaço para homenagens. Wladimir se dirigiu à família da antiga encarregada da unidade, Eliane Suely Soares, falecida em fevereiro do ano passado, aos 57 anos, para anunciar que já está em andamento um projeto que dará ao posto o nome da funcionária, que era muito querida por toda a comunidade. O gesto nobre do prefeito deixou a filha da enfermeira emocionada.

“Sabendo a representatividade que minha mãe tinha dentro da unidade de saude e o tanto que ela se dedicava, essa homenagem é muito merecida. A vida dela era isso aqui, que ela levou até o seu último instante. Esse é mais um legado bonito que ela deixou e isso não tem preço”, disse Priscila Kelieny Soares, de 42 anos.

Em seu discurso, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, destacou que Campos está se consolidando como referência na região, com reconhecimento do Estado e do Ministério da Saúde pelos avanços na assistência à população. Ele ainda agradeceu ao prefeito Wladimir pela oportunidade de liderar o grupo da saúde e prometeu continuar trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento aos munícipes.

“Esse é mais um passo importante na reconstrução da Atenção Primária de saúde na nossa cidade, com destaque para a reabertura e revitalização de Unidades Básicas de Saúde. Foram resgatadas 36 UBS, das 49 que estavam fechadas, e atualmente o município conta com 66 equipes da Estratégia Saúde da Família. Além disso, estamos avançando em ações para prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, visando evitar complicações graves. Só temos a agradecer pela confiança depositada em nós. Vamos em frente!”, frisou o secretário.

Também participaram da inauguração vereadores, secretários municipais e representantes locais. O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes