A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem aplicando a vacina preventiva contra a raiva humana às segundas e quintas-feiras, das 8h às 18h, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funciona na SMS. Lembrando que a porta de entrada para emergências envolvendo mordeduras e arranhaduras de animais é o Hospital Ferreira Machado (HFM), para avaliação médica. Caso haja necessidade da vacina, a própria unidade encaminha o paciente ao CRIE.

Em Campos, de janeiro deste ano até o momento, 2.264 doses da vacina foram aplicadas. Em 2023, o município aplicou aproximadamente 2.815 doses. O imunizante pode ser administrado antes e após a exposição ao vírus, que é transmitido para as pessoas quando a saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo agressão. A mordida pode ser de cachorro ou outros animais infectados como gato, morcego, cavalo e porco, por exemplo.

A vacina é indicada para crianças e adultos; pessoas que têm contato frequente com equídeos ou que tenham feito uso prévio de soro heterólogo, preferencialmente utilizar imunoglobulina humana; indivíduos que apresentaram algum tipo de hipersensibilidade a qualquer soro heterólogo; indivíduos imunocomprometidos, nas indicações de imunoprofilaxia contra raiva, mesmo que vacinados, nas situações de pós-exposição de risco, conforme descrito no Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A única contraindicação é anafilaxia (reação alérgica aguda e potencialmente fatal que pode ocorrer após a exposição a um alérgeno) à dose anterior.

Segundo a Secretaria de Saúde, não há casos de raiva humana no município. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio das campanhas de vacinação de cães e gatos, tem contribuído para a prevenção da raiva animal e, consequentemente, humana.