Em Campos, de 1º de janeiro até o dia 15 de setembro de 2024, foram confirmados 482 casos de Covid-19 no município de Campos, sendo que 19 evoluíram para óbito

A vacina Covid-19 monovalente XBB continua sendo aplicada para os grupos prioritários em Campos. Ela é responsável pela redução do impacto da morbimortalidade da doença, tendo evitado óbitos e internações. O imunizante está disponível em três postos, inclusive com horários flexíveis para melhor atender a população.
No Centro Municipal de Vacinação e Testes de Triagem Neonatal, que funciona na sede da Secretaria de Saúde, o atendimento é das 8h às 20h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
No Clube da Terceira Idade, a aplicação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, enquanto que no Campos Shopping, nos mesmos dias da semana, o atendimento é das 9h às 16h30.
Amanda Carvalho, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, explica que a vacina Spikevax monovalente já vem na dosagem de 0,5ml e não precisa ser aspirada, como era o caso dos frascos multidoses.
“A dose individual agiliza a aplicação. Estamos vacinando a população acima de 12 anos, conforme a orientação técnica. A Covid-19, ainda que controlada, está acometendo as pessoas, então, pedidos para quem pode não deixar de tomar a vacina, pois essa é a única forma de prevenção da doença”, explica a coordenadora.
Atenta ao calendário de vacinação, Emilda da Conceição Barreto, de 79 anos, recebeu a dose da vacina Covid-19 e da gripe nessa quarta-feira. “Tomo todas as doses, pois é muito importante para a saúde”, disse a idosa, que ainda motivou a cuidadora Eliane Pessenha da Silva Nunes, de 68 anos, que também se vacinou contra a gripe e Covid-19. “Agora estamos todas protegidas”, completou.
Pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunossuprimidos acima de 12 anos devem receber uma dose da vacina a cada seis meses.
Também podem receber uma dose da vacina, uma vez ao ano, as pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.
“A vacinação para as crianças está suspensa por falta do imunizante. O município aguarda o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, responsável pelo abastecimento de vacinas em todo o país”, disse Amanda.
Em Campos, de 1º de janeiro até o dia 15 de setembro de 2024, foram confirmados 482 casos de Covid-19 no município de Campos, sendo que 19 evoluíram para óbito. Desde que foi incorporada ao calendário nacional de vacinação — em 1ª de janeiro desde ano—, já foram aplicadas 8.179 doses das vacinas contra a Covid-19.