A Unidade Básica de Saúde da (UBS) da Penha vai receber mais uma edição das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) nesta quinta-feira (15). A ação, que tem caráter complementar à vacinação que já ocorre de rotina no município, acontecerá das 9h às 16h, para atualizar a situação vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“Estivemos na UBS no último dia 5 e conseguimos aplicar 167 doses dos imunizantes disponíveis pelo Sistema Único de Saúde. Tivemos boa procura por parte da população e, por isso, vamos voltar para atender as pessoas que ainda estão precisando atualizar a caderneta vacinal”, explica a coordenadora de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Carvalho.

Estarão disponíveis para aplicação mais de 10 imunizantes preconizados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Devem tomar as vacinas de rotina todas as pessoas acima de 2 meses de vida. Também será aplicada a Influenza, vacina que previne contra a gripe, para as pessoas acima dos 6 meses.

Já a vacina contra a Covid-19 será aplicada para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose deve ser feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Já para os idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas, o intervalo entre as doses será de seis meses.

Para os demais públicos prioritários: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua, a vacina Covid-19 deve ser feita com intervalo de um ano.

Para receber as vacinas, é necessário comparecer ao local com documento com foto, CPF, cartão do SUS e de posse da carteira de vacinação.