As subseções da OAB em Itaperuna e Campos, no Norte e Noroeste do RJ, respectivamente, serão presididas por mulheres pela primeira vez na história da instituição nesses regiões. Isto acontecerá no triênio de 2025 a 2027.
A votação ocorreu nesta segunda-feira (25), de 9h às 17h, e contou com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Eleição em Itaperuna
A 11ª Subseção da OAB de Itaperuna contou com duas chapas concorrentes, ambas com mulheres disputando à presidência.
Nos dois últimos pleitos, o presidente tem sido o advogado Arthur Rodrigues. Após entrar em 2019, foi reeleito, sem chapa de oposição, para atuar entre 2022 a 2024. Mas, deste vez, o presidente teve concorrente. E o mandato de 2025 a 2027 será cumprido pela advogada Cláudia Jales Tostes, que terá como vice-presidente a advogada Viviane Carneiro Lacerda Meleep. Elas foram eleitas com 211 votos.
Integram a equipe, o tesoureiro Arthur Martins Ramos Rodrigues; e os secretários Valcelane de Souza Coelho Vial Ávila e Matheus da Silva Coutinho.
A outra chapa teve como candidata à presidência Renata Carpi, vindo com o vice Rawlison Santos. Eles obtiveram 193 votos.
A 11ª Subseção da OAB, que atende aos municípios de Itaperuna e Laje do Muriaé, conta com 799 inscritos e 534 aptos a votar.
Eleição em Campos
Já em Campos dos Goytacazes, a vitória foi para a chapa da advogada Mariana Lontra Costa. O vice-presidente será o advogado Eduardo Linhares. Eles concorreram com a chapa “Uma Ordem de Verdade.”
Isabela é secretária-geral da OAB de Campos, e atua como advogada na área Cível e Direito das famílias.
A subseção de Campos atende também São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e Italva. Foram quatro urnas para votação e três chapas disputaram a eleição.
Também concorreram pela chapa “Advocacia unida e fortalecida”, o advogado e professor Christiano Fagundes como candidato a presidente e a candidata à vice, Léa Freitas.
Já a chapa “Por uma Ordem sem divisão” trouxe o advogado Jefferson Lourenço Carneiro ao lado da candidata à vice, Isabela Rangel de Azevedo.
Total de votos válidos:
- Mariana Lontra Costa – 667 votos
- Christiano Fagundes – 625
- Jefferson Carneiro – 105
Fique atento: em caso de abstenção, o não comparecimento deve ser obrigatoriamente justificado por meio do e-mail: justificativas2024@oabrj.org.br, a partir do primeiro dia útil após a realização da eleição.
Conforme o artigo 26 do provimento nº 222/2023 do CFOAB, somente os colegas maiores de 70 anos podem escolher votar ou não. Já aqueles que não se enquadram neste critério ficam sujeitos a uma multa equivalente a 20% do valor da anuidade caso não tenham votado ou justificado a ausência.
Fonte: G1