As ações promovidas pela Prefeitura de Campos para revitalizar o Centro Histórico terão um desdobramento importante. No dia 5 de novembro, alguns dos maiores especialistas do Brasil em empreendedorismo, inovação e revitalização de áreas urbanas estarão reunidos no Centro de Convenções da Uenf para o 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos – Desafios e Oportunidades. De 8h às 18h, eles vão debater soluções e apresentar casos de sucesso nacionais e internacionais relacionados ao desafio do esvaziamento das áreas centrais, que as grandes cidades de todo o mundo enfrentam.
O seminário, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL Campos) e pelo Sebrae, conta com apoio da Prefeitura de Campos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI, pelo site da CDL.
– A revitalização do Centro de Campos é uma das prioridades do prefeito Wladimir Garotinho, que abriu várias frentes de trabalho com este objetivo desde o início de seu governo. Num trabalho integrado com diversas secretarias, estamos empenhados em fortalecer esta região tão importante da cidade para possibilitar que as atividades comerciais se fortaleçam, gerando mais empregos e renda – destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust.
Uma das ações citadas por Knust é o Retrofit 4.0 – Plano de Reabilitação do Centro Histórico de Campos, que busca proteger o patrimônio histórico, urbanístico e ambiental do Centro através de um conjunto de intervenções para valorizar as potencialidades econômicas, culturais e turísticas, começando com o repovoamento da área central e com a criação de moradias de interesse social. O projeto prevê isenções fiscais para a transformação de prédios comerciais em residenciais.
O governo municipal também promoveu ações de revitalização, como a limpeza de canaletas do Calçadão, reconstrução de calçadas e reforma de monumentos históricos. As ações incluíram, ainda, a implantação da Secretaria Municipal de Turismo no Cais da Lapa, um dos principais cartões postais de Campos, que passou a sediar mais eventos. O objetivo é tornar o Centro mais atrativo para o interesse turístico e, ao mesmo tempo, movimentar ainda mais a atividade comercial.
Outras ações já foram previstas pelo prefeito Wladimir e se tornarão realidade a partir do próximo ano. Entre elas, estão a restauração do Mercado Municipal, a reestruturação do Parque Alberto Sampaio, a construção da Nova Feira do Mercado e a revitalização da Orla do Rio Paraíba do Sul.
NOMES CONFIRMADOS:
O 1º Seminário de Revitalização de Centros Urbanos – Desafios e Oportunidades é aberto ao público e pretende atrair empresários, investidores, gestores públicos e meio acadêmico.
Entre os nomes já confirmados, Francisco Carlos Oliveira vai falar sobre “Desafios na revitalização do centro de Lisboa/Portugal”. Ana Paula Vilaça abordará o tema “Recentro: Programa de requalificação do centro de Recife. Celso Rayol, da Cité Arquitetura, vai apresentar o “Projeto Retrofit Hotel Glória, Rio de Janeiro”. Marcelo Falcão vai falar sobre o “Projeto Retrofit Edifício Virgínia, São Paulo”. Lori Crizel apresentará o tema “Neurourbanismo e revitalização de centros urbanos”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes