A Defesa Civil Municipal e demais secretarias operacionais estão em alerta por conta das chuvas que caíram em Campos nas últimas horas, em maior volume na Região Norte, deixando seis famílias desalojadas.

A primeira-dama Tassiana Oliveira está acompanhando os trabalhos no local. Em pouco mais de uma hora, choveu cerca de 45 mm na região, volume esperado para uma semana de chuva gradativa.

Em Conselheiro Josino e nas localidades de Santa Maria de Campos, Ribeiro do Amaro, Guandu e Vila de Palha, agentes da Defesa Civil realizaram a desobstrução de pistas. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão desde as primeiras horas de hoje (27) realizando a retirada de galhos e realizando a limpeza das vias. Só em Ribeiro do Amaro, área mais atingida pela ventania, ocorreram 13 quedas de árvores e o desabamento de uma igreja. Em toda a Região Norte, cerca de 50 casas foram destelhadas.A primeira-dama Tassiana está nas localidades atingidas acompanhando as equipes. Em Barro Vermelho, Conselheiro Josino, Tassiana esteve com os moradores atingidos e verificou a necessidade de cada família.

“A Secretaria de Defesa Civil está em prontidão desde a noite de ontem e nas primeiras horas da manhã, unimos todas as secretarias para que pudéssemos iniciar as ações, para que possamos amenizar a situação difícil dessas pessoas. Foi uma ventania inesperada e com bastante intensidade, que destelhou várias casas e derrubou uma igreja. A Defesa Civil está realizando um levantamento das casas que foram destelhadas para que, junto com a Secretaria de Obras e a Secretaria de Desenvolvimento Humano, possamos ajudar a população em suas necessidades”.

O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, e sua equipe, chegaram à Região Norte no início da tarde de terça-feira (26), permanecendo até a madrugada de hoje.

“O trabalho da Defesa Civil, no primeiro momento, foi de verificar a real situação dos locais atingidos, verificar as estruturas das casas e desobstruir as vias. O primeiro atendimento e levantamento das necessidades foi feito, e agora, com o acionamento das demais secretarias, vamos realizar um levantamento mais preciso e continuar no apoio à população. Toda a equipe da Defesa Civil está em alerta”.

A diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Paloma Campos Cruz, explicou que “após o mapeamento realizado pela Defesa Civil, estamos indo para identificar possíveis vulnerabilidades sociais, para o devido suporte. As equipes do CRAS de Morro do Coco e de Travessão já foram acionadas para verificar a necessidade do atendimento”.

No início da manhã, por meio de suas redes sociais, o prefeito Wladimir Garotinho se solidarizou com as pessoas que tiveram as suas casas danificadas e enfatizou que “equipes da Defesa Civil Municipal já estão trabalhando desde as primeiras horas”, bem como determinou que outras secretarias se desloquem para os locais afetados.Tempo — De acordo com o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMODE), o tempo nesta quarta-feira (27) permanece nublado com previsão de chuva moderada, sendo possível verificar para os próximos dias mais chuva e ventos moderados. Existe a possibilidade de chuva mais intensa no primeiro dia do novo ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes