Representantes da Secretaria Estadual da Mulher estiveram em Campos essa semana para assessoramento técnico à equipe multidisciplinar do Instituto Médico Legal (IML) Regional, visando a implantação da Sala Lilás, instalada no Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC), onde funciona o IML, em Campos. O treinamento aconteceu na sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista.  Da Secretaria Estadual vieram as psicólogas Patrícia Xavier, assessora técnica da Superintendência de Articulação Institucional e Políticas Transversais (SUPART), e Sueli Ferreira, assessora técnica da Superintendência de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (SUPEV).

Participaram do treinamento a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana; a gerente Psicossocial, Layla Tavares; a psicóloga Thaís Telefe; a assistente social Ana Caroline Pereira; profissionais cedidas pela Prefeitura de Campos para atuar no equipamento, que serão coordenadas pela enfermeira Alice Alves que, também, participou da capacitação. Estavam ainda no assessoramento técnico profissionais de São João da Barra, como as psicólogas Helloysa Medeiros e Millena Pessanha; e a assistente social Maria de Fátima Ribeiro, além de Thatiana Sales Barreto.

– O encontro foi dedicado ao assessoramento técnico para a equipe multidisciplinar do IML Regional, promovendo uma troca de conhecimentos e fortalecendo a integração com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Uma oportunidade valiosa para aprimorar ações e construir caminhos cada vez mais efetivos de acolhimento e proteção”, informa a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana. 

O treinamento é mais uma etapa para a implantação efetiva da Sala Lilás, que vai promover maior acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica que forem ao local fazer exame de corpo de delito. Entre os meses de agosto e outubro, 85 mulheres passaram pelo IML, em Campos, para fazer o exame. Também serão atendidas na Sala Lilás de Campos mulheres vítimas de violência dos municípios de São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana. 

– Através desta parceria com o Governo do Estado, cada um desses municípios cedeu uma psicóloga e uma assistente social. Ao município de Campos, também, coube as obras de readequação do espaço para receber a Sala Lilás. A instalação da Sala Lilás é uma parceria da Subsecretaria de Políticas para Mulheres com a Secretaria de Saúde. É importante ressaltar que a Política da Mulher é transversal -, explica Josiane, se referindo ainda ao que foi pactuado com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

A Sala Lilás visa oferecer um atendimento especializado, garantindo apoio e dignidade para as mulheres, principalmente no que tange ao atendimento psicossocial, visando que o acolhimento das mulheres e meninas em situação de violência seja feito com toda a sensibilidade, respeito e cuidado necessários. “Estamos trabalhando em conjunto com a justiça e outros equipamentos do município para criar ambientes mais seguros, garantindo que todas as mulheres da nossa região recebam o cuidado e a proteção que merecem”, destaca a subsecretária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes