O que era para ser um sonho da casa própria virou um pesadelo para moradores de um condomínio de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Além dos atrasos na entrega dos apartamentos, agora eles reclamam das condições precárias nos imóveis, como rachaduras, infiltrações e cozinhas e varandas sem pias e ralos.
O Condomínio Jardim Central II tem três torres, com 522 apartamentos. O empreendimento deveria ter ficado pronto em 2022, mas só foi entregue este ano.
O economista Matheus Peçanha lembra que adquiriu um apartamento ainda na planta, para morar logo após o casamento. Mas, quando chegou no local, verificou que havia muitos problemas.
“Primeiro que demorou muito tempo para eles entregarem. Eu só fui fazer a primeira vistoria quando já tinha passado do prazo, e encontrei bastantes problemas”, conta.
Vídeos gravados pelos moradores mostram a situação caótica em que encontraram o prédio. Na garagem, a água jorrava pelo teto como se fosse um chuveiro. Na cobertura, havia vários canos soltos perto das caixas d’água.
A aposentada Mariângela Bessa Fogaça diz que juntou o dinheiro da aposentadoria, fez empréstimos e comprou uma cobertura no prédio. Ela conseguiu pagar os R$ 480 mil e há 2 anos tenta pegar as chaves, porque o imóvel está cheio de problemas.
“Vários pisos quebrados, varanda sem ralo, pisos de cozinha, de pia, tudo quebrado. Então, fizemos a relação e mandamos para o Ministério Público, mas até hoje não marcaram nada”.
O prédio foi construído pela MP Construtora e Incorporadora, que tem sede em Niterói. Neste sábado (6), a representante da empresa disse que a construtora vai resolver todos os problemas.
“Já estamos mobilizando uma equipe para fazer um inventário de todas as pendências e para que em poucos meses esses clientes possam ter o empreendimento 100%”, disse Natalia Xavier.
A Caixa Econômica Federal, que responde pelo programa Minha Casa Minha Vida, foi procurada. No entanto, não respondeu aos questionamentos.
Fonte: G1