No cenário de atendimento emergencial de saúde, cada segundo conta. Com o intuito de aprimorar a eficiência e a qualidade dos cuidados prestados, o Projeto Lean nas Emergências tem se destacado no Hospital Ferreira Machado (HFM) ao implementar práticas inovadoras, incluindo a utilização estratégica do “huddle”. Essa abordagem está sendo uma peça-chave na melhoria dos fluxos de trabalho e na otimização da colaboração entre equipes multidisciplinares da unidade.
O “huddle” são reuniões rápidas e concisas. Equipes médicas, de enfermagem, administrativas e outros profissionais envolvidos têm a oportunidade de discutir desafios atuais, compartilhar informações importantes e identificar oportunidades de melhoria de forma ágil.
Membro da equipe Lean, Jansen Barbosa destaca a importância do “huddle”. “As reuniões diárias ocorrem duas vezes por dia e nos permitem alinhar nossos objetivos, comunicar mudanças de protocolo e identificar gargalos imediatamente. Isso não apenas agiliza a tomada de decisões, mas também promove um ambiente de trabalho colaborativo, onde cada membro da equipe se sente ouvido e valorizado”, comentou.
Além de agilizar a comunicação, as reuniões têm resultado em melhorias significativas na gestão do fluxo de pacientes. Com a identificação precoce de problemas, como tempos de espera prolongados ou recursos insuficientes, as equipes podem tomar medidas imediatas para ajustar os processos e garantir um atendimento mais eficiente.
“A medida que o projeto Lean nas Emergências evolui com suas ferramentas sendo aplicadas, o “huddle” começa acontecer. O huddle permite as equipes uma maneira de gerenciar proativamente a qualidade e segurança, incluindo uma revisão dos processos padronizados. Também fortalecem os laços entre as equipes multiprofissionais, resultando em um atendimento de emergência mais ágil, eficiente e centrado no paciente”, disse a Enfermeira Chefe do Pronto-Socorro do HFM, Rubia Helena Fonseca.
Fonte: Prefeitura de Campos