Em continuação às atividades de erradicação do trabalho infantil durante o Verão de Todos Nós 2024, as equipes do Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) realizaram neste sábado (27) mais uma ação de abordagem, panfletagem e adesivação de carros no portal do Farol de São Tomé, na entrada da praia. Para as famílias que chegavam para passar o final de semana na praia campista, as equipes levavam conscientização sobre essa prática de violação e exploração que traz diversos perigos para as crianças e adolescentes. 

“Combater e enfrentar a exploração do trabalho infantil é uma prática diária e rotineira das equipes de Abordagem Social dos CREAS através do AEPETI em todo município, mas no verão propagamos na praia do Farol de São Tomé para alcançarmos um número significativo de pessoas, que muitas vezes presenciam essa prática violadora de direitos, mas não sabem onde denunciar. Levamos informação e buscamos a sensibilização e apoio da população. Não podemos banalizar a exploração da mão-de-obra infantil”, disse a coordenadora do AEPETI, Renata Amaral. 

O AEPETI é um programa que faz parte da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Até o final da temporada, as equipes vão percorrer a praia, realizando abordagens em quiosques, lanchonetes, barracas de alimentos e bebidas alcóolicas, levando informações sobre os riscos do trabalho infantil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes