O programa de qualificação para mulheres “Por Todas”, projeto desenvolvido pelas empresas Porto do Açu Operações, Brasil Port (BPort) e Dome, em parceria com as Prefeituras de Campos, São João da Barra e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), realizou nessa quarta-feira (10) a formatura da primeira turma. A iniciativa tem como objetivo impulsionar empregabilidade para mulheres em áreas operacionais, que poderão ser contratadas para vagas de Assistente de Operações Portuárias.
Na ocasião, foram entregues os certificados de assistente de operações portuárias para as 24 participantes do programa, que foi dividido em duas etapas: teórica e prática. Capacitadas, as 24 mulheres agora vão passar por processos de entrevistas, que vão selecionar e contratar nove profissionais, ficando as não selecionadas em cadastro reserva para novas oportunidades.
De acordo com o diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu Operações; João Braz, o número de mulheres que entrar hoje no programa será pequeno, diante da demanda do Porto por mulheres devidamente capacitadas.
“Essa jornada nossa de diversidade começou há algum tempo no Porto. É importante dizer que agora outras empresas dentro do Porto estão tão engajadas quanto as empresas patrocinadoras desse programa, e a tendência é que isso só cresça daqui para frente. A gente vê um benefício claro, tanto para a comunidade, quanto para o Porto, de ter um Porto mais inclusivo, mais diverso, e a prova disso está aqui”, destacou João.
Representando a Prefeitura de Campos, a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana, celebrou o momento com as formandas. “Foi uma tarde muito emocionante, muito importante. Uma vitória para as políticas públicas em prol das mulheres. Um projeto pioneiro, de inclusão, diversidade e equidade de gênero. Ou seja, precisamos oportunizar, sim, novos espaços para mulheres, novas chances e essa ascensão no mercado de trabalho”, disse Josiane, acompanhada do subsecretário de Qualificação e Emprego, Tarcísio Viana, e do assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Ruan Barros.