O prefeito Eduardo Paes defendeu o fechamento do Aeroporto Santos Dumont e a decretação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante o G20, em 18 e 19 de novembro.
O prefeito reeleito afirmou que já conversou sobre o tema com o presidente Lula e com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, já a decisão é do governo federal.
“Acho que é perfeitamente possível, claro que vai criar um outro problema, mas nós temos o Aeroporto do Galeão recuperado, pronto, os acessos qualificados, enfim, com toda a segurança que vai se dar no G20, eu defendo também, falei isso com o presidente Lula, que se for entendimento das forças de segurança, que se feche o Santos Dumont nesse período dos chefes de estado aqui no Rio de Janeiro. Estamos falando de um período de 48 horas.”
Segundo o prefeito, o principal motivo é a logística que pode causar impacto no trânsito.
“Se já tem os conflitos de engarrafamento nos dias normais, imagine com o Parque do Flamengo todo fechado para a chega dos chefes de estado, desses líderes mundiais”.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou na sexta-feira (25) que as operações aéreas no Aeroporto Santos Dumont “continuarão ocorrendo regularmente, sem quaisquer prejuízos para os pousos e decolagens previstos para todo o período”.
“Conforme ocorreu em evento semelhante mais recente, tal qual a última Reunião do BRICS realizada no Brasil, haverá áreas restritas delimitadas, as quais serão coordenadas pelos órgãos de controle do espaço aéreo, sem que haja interrupção das operações”.
GLO
Paes defendeu a GLO para reforçar a segurança da cidade na Cúpula do G20. Na terça, o secretário de Segurança do Rio, Victor Santos, afirmou que a medida deve ser decretada.
“A GLO já é uma regra nesses grandes eventos porque o país que é anfitrião de evento. É responsabilidade desse país garantir a segurança. Então, essa GLO vai ser certamente decretada, já tinha sido combinado”, disse o secretário de Segurança do Rio, Victor Santos.
O prefeito também aproveitou o encontrou e ofereceu a cidade para sediar a reunião do Brics, que terá o Brasil na presidência em 2025.
Revitalização do Aterro e do MAM
A fala do prefeito foi durante a entrega da revitalização do Museu de Arte Moderna (MAM), em cerimônia com Mauro Vieira e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.
A maior revitalização da região do Parque do Flamengo nos últimos 25 anos abrange mais de 100 mil m², com reformas nas áreas internas do museu e no entorno, incluindo a recomposição do paisagismo de Burle Marx.
O MAM receberá a Cúpula do G20 e será gerido pelo Governo Federal até o fim da conferência.
Fonte: G1