O prefeito Wladimir Garotinho recebeu nesta segunda-feira (21), em seu gabinete, a visita de dois pacientes que tiveram as vidas salvas pelo “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, após sofrerem um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Em agradecimento ao prefeito pelo lançamento do projeto, em parceria com o Governo do Estado, em 28 de fevereiro deste ano, José Orlando dos Santos e Ana Beatriz Neves presentearam Wladimir com um jaleco.

Eles estavam acompanhados do secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, e dos cardiologistas intervencionistas que integram a equipe do SOS, Abdu Neme, Halim Abdu Neme Makhluf, Celmo Ferreira de Souza Junior, Jamil da Silva Soares e Patrícia Rangel, além do diretor da Santa Casa de Misericórdia, Ailton Xavier.

“Estou muito feliz porque foi um programa que deu certo. Aproveito para agradecer à equipe do SOS, tanto da Santa Casa, quanto do Hospital Escola Álvaro Alvim, que tem se empenhado em salvar vidas. Já são 115 vidas salvas por esse projeto inédito”, disse o prefeito.

José Orlando, residente em Farol de São Tomé, infartou em 1° de maio deste ano. Com queimação no peito e dor nas costas, ele buscou atendimento na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol, onde foi constatado o IAM. Encaminhado para a Santa Casa, José Orlando contou que sofreu sete paradas cardíacas durante o procedimento.

“Se não fosse a rapidez no atendimento não estaria aqui hoje para contar essa história. Agradeço em primeiro lugar a Deus e aos médicos da Santa Casa que já estavam com tudo preparado para me atender”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, enfatizou que Campos é a única cidade do Estado do Rio que possui um serviço como esse implantado.

“É um tremendo ganho para a população, pois o SOS é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.