Uma mulher de 46 anos foi internada no hospital Copa D’Or, em Copacabana, no Rio de Janeiro, após utilizar um produto falsificado vendido como Ozempic. Ela afirma que comprou o medicamento, que é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e utilizado também para perda de peso, em uma farmácia.

As informações são de O Globo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia emitido alertas sobre a circulação de lotes falsificados do remédio no Brasil. Em 2023, o órgão identificou dois: MP5C960 e LP6F832. 

Ambos foram detectados pela fabricante Novo Nordisk e reportados à agência nos meses de junho e outubro daquele ano. 

Lotes falsificados

Já em 2024, a agência alertou para um novo lote falsificado, o MP5A064, que foi descoberto em janeiro, com prazo de validade até outubro de 2025.

De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Novo Nordisk identificou características divergentes entre o lote falsificado e o original, como a concentração do medicamento e o idioma das embalagens, que não estavam em português, o que confirmou a suspeita de um produto falsificado.

Venda do Ozempic

Ainda no início de 2024, a Anvisa proibiu a comercialização de todos os lotes de Ozempic e outros medicamentos no site Manual.com.br. Segundo a agência, os itens eram fabricados por empresas desconhecidas e não possuíam registro sanitário, o que viola a legislação vigente. 

O comércio de medicamentos sem o devido registro fere os artigos 2º, 12, 50 e 59 da Lei 6.360/1976, o que motivou as medidas de fiscalização e bloqueio das vendas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também emitiu um alerta no começo deste ano sobre a escassez global de medicamentos à base de semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy

Esse déficit levou ao aumento na circulação de versões falsificadas dos produtos, o que representa sérios riscos à saúde pública.

O que é o Ozempic?

O Ozempic é um medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2. Contudo, seu uso off label, ou seja, fora das indicações previstas na bula, se popularizou como alternativa para a perda de peso. 

A aplicação do fármaco é feita por meio de uma caneta injetável, disponível nas dosagens de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg.

Fonte: Jornal Zero Hora