Os Jogos Olímpicos Estudantis de Campos (JOEC) 2023, realizado pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), continuam acontecendo com disputas que envolvem nove categorias de esportes, além de três categorias dos jogos paralímpicos. Neste sábado (26) acontecerão competições de xadrez, vôlei e handebol.
Os jogos paralímpicos contam com a participação de esportistas da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste (APAPE), Educandário dos Cegos e Comunidade dos Surdos do município.
O Chefe de Divisão de Modalidades Esportivas da FME, Ricardo Ribeiro, explica que o evento é abrangente e inclusivo. “O evento vem para consagrar os trabalhos que já são feitos pela Prefeitura, através da Fundação. Agora estamos expandindo para outras unidades escolares, incluindo às privadas, visando promover a socialização entre todos os alunos que praticam esporte no município. O objetivo é que essa conexão aconteça com participação igualitária, além de estreitar laços entre as instituições de ensino de Campos”, destacou Ricardo.
Neste sábado, as equipes de vôlei disputarão no feminino e masculino a partir das 8h, no Jardim São Benedito. Também no feminino e masculino, às 8h, as disputas se darão no xadrez, na sede da FME. Já no handebol, os jogos terão início às 8h30 no feminino e às 9h30 no masculino, ambos ocorrerão na quadra do SEST/SENAT.
Durante abertura dos Jogos Estudantis no início deste mês de agosto (dia, 02), o Prefeito Wladimir Garotinho, ressaltou a importância de reunir os jovens atletas do município. “É um marco importante para os nossos alunos, professores e escolas. Estamos proporcionando diversão, aprendizado e competição para toda a juventude. Seguimos investindo no futuro da nossa cidade, valorizando a educação e incentivando a prática esportiva”, reforçou o prefeito.
PROSSEGUIMENTO
As competições do sub-16 vão até o dia 16 de setembro, quando acontecerá a disputa do terceiro, segundo e primeiro lugar dentro da categoria Handebol. Dois dias depois (18), iniciarão os jogos da categoria sub-18, que estão previstas para serem encerradas no início de novembro. Os jogos paralímpicos terão início no próximo dia 02, com disputa de natação que acontecerá na sede da FME, posteriormente ocorrerão também as disputas das categorias futsal e atletismo.
As competições seguem o calendário e ocorrem em dias já previstos, distribuídas em ginásios alocados pela Fundação: Automóvel Clube, Casa dos Esportes do Turf, Jardim São Benedito, SEST/SENAT, Ginásio do Salesiano e na sede da FME. Às quartas-feiras os jogos de basquete, às quintas vôlei de quadra e aos sábados os jogos de handebol. O futsal, que segue sendo o esporte com maior número de participações, acontecerá às segundas, terças e sextas. Aos sábados, além das competições de handebol, ocorrerão também as disputas com as demais atividades esportivas futevôlei, vôlei de areia, xadrez, tênis de mesa e natação.