“Palito de dente não é para comer”. O alerta do Ministério da Segurança Alimentar da Coreia do Sul parece saído de um mundo de fantasia, mas aconteceu na realidade. Nessa quarta-feira (24/1), o governo do país asiático pediu que a população pare de fritar os itens para comer, como tem ocorrido em vídeos postados nas redes sociais.

Na trend que se popularizou na web, especialmente no TikTok, os usuários adicionam queijo ou molhos aos palitos ecológicos de cor verde intensa. Eles são feitos de amido (que está no arroz, batata e milho), uma substância comestível mas que, nesse caso, não foi manipulada para consumo humano.Nos vídeos, as pessoas colocam os palitos em água fervente para amaciá-los, passam em açúcar e fritam. Até a comediante sul-coreana Yunh-wah Hong acompanhou a tendência, sugerindo a seus 270 mil seguidores que experimentassem a iguaria exótica em casa.

“Este produto não é para comer”, alertou o ministério em uma mensagem publicada no X (antigo Twitter). “Ele teve sua segurança e higiene testadas, mas não foi planejado para ser um alimento e não sabemos os riscos de seu consumo.”

Em entrevista ao Chosun Ilbo, um jornal sul-coreano, o engenheiro de alimentos Ha Sang-do, da Universidade Chung-Ang, apontou que o palito de dente frito pode não ser tóxico a curto prazo. Porém, não se sabe o impacto do consumo intenso — algumas pessoas relatam ter comido uma caixa inteira deles.

Fonte: Metrópoles