Em razão das mudanças nas condições de pagamento estabelecidas pelo Governo Federal, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realizou uma reunião, na manhã desta segunda-feira (20), com representantes das concessionárias de ônibus para buscar alternativas para a renovação da frota de veículos do transporte público. De acordo com as condições atuais, as empresas consideram inviável a continuidade do projeto.

O plano da Prefeitura de Campos para a renovação da frota foi contemplado no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com um financiamento de R$ 540 milhões. Contudo, as condições de pagamento, inicialmente previstas com quatro anos de carência e 10 anos para quitação, com juros de 6,6% ao ano, foram alteradas pelo Governo Federal, que agora impôs uma redução do período de carência para um ano e o prazo de pagamento para cinco anos, além de um aumento na taxa de juros para 11% ao ano.

Segundo o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, o encontro teve como objetivo ouvir sugestões para melhorias no transporte público, considerando a inviabilidade da renovação da frota nas novas condições impostas.

“Precisamos equilibrar os interesses das concessionárias e dos permissionários, mas sempre com a prioridade de beneficiar a população. Um ponto consensual entre todos é que as novas condições definidas pelo Governo Federal tornam a renovação da frota impossível”, afirmou Álvaro.

A Prefeitura está em busca de soluções viáveis para assinar o contrato, que tem prazo final em fevereiro deste ano. Na próxima quinta-feira (23), Álvaro Oliveira se reunirá com os permissionários de vans para abordar o tema.

“Agora, junto às concessionárias e aos permissionários, vamos analisar os erros cometidos ao longo dos anos, buscar corrigi-los e proporcionar um transporte de qualidade tanto para ônibus quanto para vans”, concluiu o presidente do IMTT.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes