Em meio aos corredores da Clínica Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM), uma dose de magia do cinema invadiu a rotina hospitalar, trazendo sorrisos e alegria aos jovens pacientes da pediatria. A sessão de cinema especial, realizada na tarde desta segunda-feira (21), na brinquedoteca, foi uma experiência que trouxe entretenimento para as crianças em tratamento.
O evento proporcionou uma fuga momentânea das preocupações de saúde, transportando as crianças e adolescentes para mundos de fantasia, aventura e risos. As risadas que ecoaram e os olhares atentos diante da tela evidenciaram a importância desses momentos de descontração.
“A sessão de cinema é uma oportunidade para esses jovens pacientes vivenciarem algo além das paredes hospitalares. Acreditamos que momentos de lazer e diversão são cruciais para o bem-estar emocional e mental das crianças em tratamento”, ressaltou o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.
Além de entreter os pacientes, a sessão de cinema também contou com a presença de membros da equipe médica, criando um ambiente caloroso e acolhedor para todos. Os profissionais distribuíram pipoca e sucos, acrescentando uma dose extra de diversão à experiência.
A dona de casa Natalia Rosa, que está acompanhando a filha Antonella na Clínica Pediátrica, comenta que a filha adora a brinquedoteca e destaca que a ação realizada deixou a pequena animada. “Essa iniciativa foi ótima, pois distrai as crianças. Me sinto bem vendo a minha filha feliz”, comentou.
A PROGRAMAÇÃO CONTINUA
A Enfermeira e Coordenadora do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC), Alice Faria informou que as oficinas vão funcionar semanalmente na brinquedoteca e busca ampliar o projeto para as crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) e também para o Pronto-Socorro Infantil.
“Pensando na qualidade da assistência e humanização, criamos um roteiro semanal de entretenimento para as crianças. Toda segunda-feira nós teremos o cineminha, na quarta-feira teremos a oficina de brinquedos e na sexta-feira, a leiturinha. Iniciamos hoje essa programação semanal com o apoio da equipe da clínica pediátrica e esperamos estender para outras oficinas. Queremos que isso se torne mais amplo, com outras atividades”, explicou.
Alice ainda comentou que a ação faz parte do projeto HumanizaPED. “Ao decorrer do ano, realizamos ações de humanização e essa iniciativa faz parte desse projeto. Inclusive, estamos querendo ampliar também na questão de trazer PETs aqui para a pediatria, para entreter mais as crianças”, complementou.