O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro determinou, neste sábado (14), o fechamento de todos os 40 parques estaduais durante o período de estiagem.
O que aconteceu
Foco é combater incêndios. Neste sábado, 15 unidades de conservação registraram focos de incêndio. Segundo Bernardo Rossi, secretário de Ambiente e Sustentabilidade do estado, a determinação é uma maneira de proteger as famílias, uma vez que as unidades ficarão interditadas para visitação e os trabalhos visam combater o fogo.
Todo nosso efetivo está focado no combate aos incêndios. Estamos numa parceria grande com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente contra crimes ambientais.
Bernardo Rossi, secretário de Ambiente e Sustentabilidade do RJ
Temos muito trabalho, estamos utilizando nossa equipe terrestre e também uso de três aeronaves, que é fundamental para a operação.Tarcísio Salles, secretário de Defesa Civil do RJ
460 focos de incêndio em um dia. Esse foi o registro do Corpo de Bombeiros do estado só na quinta-feira (12), um recorde no ano. Desde o início de 2024, já foram mais de 16 mil ocorrências atendidas.
Equipes foram reforçadas. O grupos de proteção dos parques e brigadistas da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e do Inea foram aumentados, e as medidas de segurança, reforçadas. Também, 1.100 bombeiros estão a postos em todo o estado para combater as chamas.
Há cerca de duas semanas, dados da corporação já apontavam para um alarmante aumento dos casos. Desde o início do ano, foi registrado um volume de ocorrências 85% superior ao do mesmo período de 2023. Os municípios do Rio de Janeiro (4.513), São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561) estavam no topo do ranking dos mais afetados, seguidos por Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.
Lista de parques afetados
Até o fim da tarde deste sábado, os focos de incêndio eram registrados nas seguintes unidades:
- Parque Estadual da Serra da Concórdia
- Monumento Natural da Serra da Beleza
- Monumento Natural da Serra da Maria Comprida
- Parque Estadual da Pedra Branca
- Parque Estadual dos Três Picos
- Parque Estadual do Cunhambebe
- Parque Estadual do Desengano
- Parque Estadual da Serra da Tiririca
- Área de Proteção Ambiental do Rio Guandu
- Área de Proteção Ambienal Alto Iguaçu
- Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraiba
- Área de Proteção Ambiental de Massambaba
- Área de Proteção Ambiental da Serra dos Mascates
- Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu
- Parque Estadual da Pedra Selada.
Fonte: Jornal UOL