A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) comemora, nesta terça-feira (19), 34 anos de atividades. Para marcar a data, será realizada uma solenidade comemorativa no pátio da instituição, ligada à Prefeitura de Campos, a partir das 15h. Na ocasião, vão ser inauguradas as salas de artes marciais e de estética, na sede da Fundação. As comemorações vão se estender aos 91 anos do Patronato São José, sede da instituição.

A programação vai contar com apresentação das crianças assistidas pelo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), que vão declamar a poesia “Parabéns, Fundação”, de autoria do facilitador de música Marcelo da Rosa. Em seguida, vão cantar a música “Semente do Amanhã”, de Gonzaguinha. Os presentes também terão a oportunidade de assistir ao musical “Retrato de infância”, apresentado pelo grupo Gotta.

O presidente da FMIJ, Diego Rodrigues, relata que a instituição está há 34 anos na missão de cuidar e fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes. “A fundação oferece atividades e cursos para crianças e jovens com idades de 6 a 17 anos e tem a missão de gerir cinco conselhos tutelares e oito acolhimentos institucionais. Fico muito feliz em estar fazendo parte dessa história, realizamos concurso público para atender aos nossos acolhimentos, reforma e ampliação das dependências para melhor atender os nossos assistidos. Tudo isso só está sendo possível devido ao apoio do prefeito Wladimir Garotinho, que não mede esforços para nos ajudar nessa missão”.

Para o vice-presidente da Fundação, Leandro Castelo, que é ex-assistido, as comemorações pelos 34 anos da instituição são um momento de grande emoção. “Uma linda história, que está completando 34 anos. Garantir os direitos das crianças e dos adolescentes nos motiva a cada dia dar o nosso melhor. Como ex-assistido da fundação, a missão tem um prazer maior, que é retribuir tudo aquilo que a fundação fez em minha vida. Seguimos juntos, sempre em busca do melhor para cuidar e qualificar nossos jovens”.

A Fundação foi instituída em 19 de março de 1990, pela Lei 5.096/1990, e tem como meta oferecer e gerir serviços socioassistenciais nas áreas da infância, adolescência e juventude, no âmbito da proteção social básica, da proteção social especial de média complexidade e da proteção social especial de alta complexidade, sempre voltados para a formação da cidadania e construção de sujeitos de direitos.

Atualmente, a instituição atende cerca de 900 adolescentes e jovens assistidos nos quatro programas da instituição: Guarda Mirim, Esporte Cidadão, Qualifica Jovem e Polo, Semeando Arte, Música e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Nos últimos três anos, mais de mil alunos foram formados e preparados para o mercado de trabalho, por meio dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação, a exemplo do curso de barbearia, salão feminino, design de sobrancelhas, design de unhas, informática básica, entre outros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes