Uma situação de tempo extremamente seco e quente está perdurando por todo o Sudeste já a algum tempo. Com temperaturas máximas acima dos 30ºC e umidade relativa extremamente baixa, a situação não só traz riscos à saúde, como também impulsiona as queimadas já extremamente numerosas.
Essa situação pode agravar severamente quadros de saúde, especialmente relacionados a doenças pulmonares e respiratórias. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, evitar atividades físicas ao ar livre, evitar exposição ao sol, usar hidratante para pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas (café e álcool).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas com grau de severidade de grande perigo. O primeiro devido à onda de calor, com temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias; o segundo devido à umidade relativa do ar abaixo de 12%, atingindo níveis similares aos do deserto do Saara.
Ao longo dos próximos dias, o calor e a baixíssima umidade do ar continuarão. Na quinta-feira (12), as temperaturas máximas estarão atingindo valores acima dos 30ºC no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. No estado de São Paulo, as temperaturas podem chegar a 40ºC, especialmente nos municípios ao oeste.
Frente fria trará alívio ao calor no próximo fim de semana
Uma frente fria começa a avançar pelo Brasil na noite de quarta-feira (11), quando começa a causar chuvas nos municípios do Rio Grande do Sul mais próximos da divisa com o Uruguai. Ao longo da quinta-feira (12) e da sexta-feira (13), o sistema avançará pelo restante do estado gaúcho e começará a causar chuvas também em Santa Catarina e oeste do Paraná.
A frente fria começa a afetar a região Sudeste entre a noite de sábado (14) e o domingo (15). Nuvens se formarão em praticamente todo o estado de São Paulo e boa parte do Rio de Janeiro e Alto Paranaíba em Minas Gerais, mas a chuva se concentrará principalmente em São Paulo.
As regiões com maiores acumulados de chuva durante o fim de semana serão Presidente Prudente, Assis, Itapetininga e o Litoral Sul, onde pode chover cerca de 50 mm.
Chuvas também serão registradas em todo o litoral paulista e na região metropolitana de São Paulo, mas serão fracas e com acumulados baixos. No Rio de Janeiro, chuvas fracas podem se formar especialmente no sul fluminense e na região metropolitana da capital, mas os volumes também serão baixos e pouco significativos.
Após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar frio deve avançar e trazer uma queda amena para as temperaturas, mas apenas em uma porção pequena de São Paulo. O alívio para o calor vem principalmente no litoral sul, na região metropolitana da capital e no Vale do Paraíba paulista, onde as máximas podem ficar em torno dos 20°C no início da semana que vem.
Em outras regiões, como o oeste de São Paulo, as temperaturas extremas podem cair levemente, mas máximas acima da média e em torno dos 35ºC continuarão sendo registradas. Infelizmente, a maior parte do Estado de São Paulo e do restante do Sudeste continuarão registrando temperaturas altas ao longo da semana que vem.
Fonte: Meteored tempo.com