Após trabalhar o projeto “Bullying não é brincadeira” em toda a unidade, a Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, apresentou um esquete teatral a partir do tema. De acordo com o gestor da unidade, Hernann Moura Gouvêa, foram dramatizados os diferentes tipos de bullying (físico, social, verbal, moral, psicológico, material, sexual e virtual), a partir de situações cotidianas vivenciadas pelos alunos levando-os à conscientização sobre as consequências físicas, sociais e emocionais de tais práticas.


Ao mesmo tempo, foram caracterizados os protagonistas envolvidos na dinâmica do bullying, como vítimas, agressores e espectadores.


O projeto foi desenvolvido pelas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e culminou com as apresentações teatrais do “Patinho Feio” para as crianças da Educação Infantil e do “Bullying” para as crianças maiores, organizadas pela equipe de animação cultural da própria escola.


“Entendemos que as ações de prevenção e combate ao bullying devem envolver toda a comunidade escolar (educadores, gestores, estudantes e responsáveis) norteadas pela promoção do diálogo, da convivência ética, respeitosa e saudável, da mediação de conflitos e da construção de uma cultura de paz na escola de caráter efetivo e duradouro. Fiquei muito satisfeito com o trabalho, pois, de forma lúdica, trabalharam com o Fundamental I um tema tão importante e pertinente ao ambiente escolar. Já com a educação infantil trabalharam as diferenças com a contação de história ‘O Patinho Feio’”, explicou Hernann.