A história do distrito de Santo Eduardo, localizado na região Norte de Campos, está ligada à da ferrovia, construída no local em 1879 pelos ingleses. Para contar toda essa riqueza cultural e histórica, a professora de Tecnologia Izabel Cristina Dornellas da Silva Carneiro, da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, situada no distrito, desenvolveu o projeto “Resgate do Patrimônio Natural, Cultural e Material”, junto com alunos do 5º ano, utilizando a robótica educacional como ferramenta.

Izabel contou que o projeto foi desenvolvido a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS), que fala de cidades e comunidades sustentáveis, e da meta 4, que fala justamente da preservação e salvaguarda do patrimônio histórico cultural e natural. A partir desses princípios, o grupo teve a ideia de resgatar a história da estação ferroviária de Santo Eduardo.

Eles visitaram o local, observaram as características e foram construindo histórias em quadrinhos digitais, plataforma Storybook e ebooks, e editaram vídeos falando dessa questão histórica. E, para utilizar a Robótica, eles construíram uma locomotiva usando o kit de robótica e materiais recicláveis, como papelão. No final, construíram a ferrovia e contaram toda a história de sua construção e importância histórica.

Para Izabel, ensinar patrimônio histórico-cultural com robótica educacional foi uma forma eficaz de engajar os estudantes e promover aprendizagem significativa. De acordo com a professora, a aprendizagem aconteceu de forma interdisciplinar (história, tecnologia, arte) desenvolvendo habilidades criativas e críticas, aumentando o engajamento e a motivação dos alunos.

“Eu acredito que o projeto proporcionou aos alunos um novo olhar. Eles aprenderam a valorizar a identidade da comunidade onde moram, além de assegurar o direito à memória coletiva, permitindo que compreendessem o universo sociocultural em que estão inseridos. Dessa forma, promoveu a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural, auxiliando para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com as questões de sua comunidade, se tornando indivíduos capacitados que, ao saírem de um ambiente educacional, terão diferentes maneiras de compreender a história e os valores, os quais projetarão um futuro mais promissor”, explicou a professora.

Integrante do projeto, o aluno José Elias Guimarães Neto ressaltou que o trabalho é importante para que as próximas gerações possam conhecer a história de Santo Eduardo. “É muito importante conhecer nossa história através da estação ferroviária”, disse.

Ana Luiza Laurindo de Souza também falou sobre a importância da preservação da história. “Temos que lutar para que a nossa história permaneça viva e as futuras gerações saibam da importância cultural da ferrovia e de Santo Eduardo”, concluiu a aluna.

O projeto “Resgate do Patrimônio Natural, Cultural e Material” integrou a I Mostra de Robótica das Escolas Municipais, realizada mês passado, no Jardim São Benedito, e foi um dos vencedores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes