A campanha eleitoral da Delegada Madeleine, candidata à prefeitura de Campos, tem gerado polêmica devido ao esbanjamento de recursos, supostamente destinados à contratação de pessoas para atividades de rua. A candidata conta com o apoio do governador Cláudio Castro e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar.

Nos últimos dias, áudios de pessoas ligadas à campanha começaram a circular em grupos de WhatsApp. O que chama a atenção é que esses áudios não estão sendo enviados apenas para grupos ligados diretamente à campanha, mas para membros da comunidade em geral, oferecendo empregos temporários nesta reta final de eleição. As mensagens revelam uma estratégia questionável de contratação em massa de pessoas para segurar bandeiras nas ruas de Campos, em troca de dinheiro.

Em uma dessas gravações, um homem, identificado como integrante da equipe de campanha, pede a um certo “William” que reúna de 10 a 20 pessoas para trabalhar segurando bandeiras no bairro Jockey Club. No áudio, o homem reforça a oportunidade de ganho financeiro, mencionando o número de campanha da Delegada Madeleine e incentivando “William” a reunir pessoas, inclusive da própria família, para aproveitar a oportunidade.

A seguir, a transcrição do áudio que circula nos grupos:

“William, vê pra mim caso você tenha umas 10, 20 pessoas que queira trabalhar na rua com bandeiras aqui no Jockey, entendeu? Geraldo Miranda, a rua da casa da sua mãe. Se tiver umas 10, 20 pessoas, você fala comigo, que é a bandeira minha do 44. Vê se tem alguém que queira lá na sua família, entendeu? Alguém no Jockey. Tô com vaga… Eu tenho 200 bandeiras pra colocar, já coloquei 150 quase. Então pinta a oportunidade pra você ganhar o dinheiro, ou alguém seu.”

De acordo com fontes próximas à campanha, há uma promessa interna de que aproximadamente 80 mil bandeiras serão distribuídas por diferentes bairros de Campos, numa tentativa de criar uma percepção inflada de apoio popular à candidatura. Esse movimento, segundo alguns, visa ludibriar a população, gerando uma falsa impressão de massivo apoio público.

Enquanto isso, as pesquisas indicam um cenário eleitoral favorável ao atual prefeito Wladimir Garotinho, que tem 74% de aprovação popular e lidera com ampla vantagem nas intenções de voto, somando 65% contra apenas 14% da segunda colocada, Delegada Madeleine. Diante dessa discrepância, o uso de estratégias agressivas e de recursos aparentemente excessivos por parte da campanha de Madeleine tem gerado suspeitas sobre a conduta e o foco da campanha.