Adolescentes e jovens da rede municipal de ensino têm recebido atenção especial da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio de projetos que visam à promoção integral dos alunos. A proposta é garantir não somente a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, mas também a saúde física, emocional e financeira, entre outras demandas. Há mais de 20 ações e projetos direcionados para esse público, incluindo atualização da matriz curricular do ensino fundamental.

Segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, há cerca de 9.500 alunos adolescentes nas escolas municipais. “Agora, temos um currículo bastante inovador para atender a este público, que foi uma grande conquista realizada pelo município. Saímos na vanguarda, por exemplo, com a inserção do Projeto de Vida, Projeto Integrador e Projeto de Computação na nova matriz curricular do Ensino Fundamental, implantada no ano passado. Essas mudanças seguem as diretrizes do Conselho Nacional de Educação e as legislações educacionais em vigor. Esse grupo teen tem febre de viver nesse mundo em transformação e a educação precisa acompanhar”, afirmou Tânia.

Dentro desses 3 grandes projetos, são trabalhados temas como ética, cidadania, relações humanas; tecnologia, inovação e empreendedorismo; economia criativa, economia solidária, sustentabilidade e educação financeira e fiscal; carreira profissional e pensamento científico e computacional; mundo do trabalho e formação profissional; o mundo e os contextos sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais.

Cada assunto é abordado de acordo com o nível de escolaridade. O Projeto de Vida, por exemplo, faz o aluno refletir sobre quem é, o local onde está inserido no seu eixo familiar, na comunidade, o que isso acarreta para sua vida e o que pode almejar para o seu futuro.

“Na área da computação, são tradados temas como pensamento computacional e cultura digital, robótica, gamificação, letramento digital, cidadania digital, tecnologia e sociedade; tecnologias digitais da informação e comunicação, redes e ambientes de comunicação digitais, proteção de dados na rede, fake news, criação e utilização de Bots; conceitos básicos sobre impressora 3D, interface digital do programa, modelagem e impressão dos objetos 3D com possibilidade de construção de peças utilizadas em robótica, a impressora 3D e o mercado de trabalho; hardware e software, criação de games e aplicativos, programação com iniciação à linguagem Python e Javascript”, explicou Tânia.

SAÚDE NA ESCOLA

A maioria dos projetos (11 deles) está concentrada no Programa Saúde na Escola (PSE), como o Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente; Bullying não é legal; Direito Sexual e reprodutivo para adolescentes: O tempo desejável para engravidar; Escola Protetora para Mulher; Eu Digo Não: Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para o coordenador do PSE, João Paulo Oliveira, a comunicação com esse público tem um valor imensurável no processo de educação em saúde, pois ela é o principal instrumento para que se possa estabelecer confiança e vínculo com os jovens e, desta maneira, favorecer a criação de um diálogo consistente e compreensivo a fim de que se possa colaborar para uma emancipação do sujeito em relação à sua saúde.

O coordenador destaca, entre os projetos, o Entendendo a violência na escola para prevenir, proteger e promover saúde. João explica que sua construção aconteceu com o desejo de construir e promover a cultura de paz nas escolas, prevenir o bullying e a violência escolar.

“A psicologia pode contribuir na conscientização dos estudantes acerca do ciclo do bullying e na promoção de espaços de discussão e reflexão sobre os possíveis impactos causados por esse fenômeno na escola. Um dos principais objetivos do projeto é criar espaços de discussão, reflexão e construção de conhecimento acerca dos inúmeros tipos de violências existentes, do bullying e do cyberbullying”, detalhou João.

MIND LAB

A coordenadora de Projetos e Avaliações da Seduct, Neidimar Abreu, pontua que trabalhar com projetos é uma forma dinâmica, criativa e mais lúdica de levar o conhecimento aos alunos. “É importante que gestores, professores, coordenadores pedagógicos se atentem a esta necessidade de agregar essas ações na rotina escolar, em sala de aula, com vistas em uma nova forma de levar o conhecimento, possibilitando a equidade. Pois, quanto mais próximos esses conteúdos estiverem da realidade dos alunos, maior a chance de vê-los concluir a etapa do ensino fundamental com a certeza de darem prosseguimento nos seus estudos”, disse Neidimar.

Ela destacou o projeto “Mind Lab: desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de habilidades socioemocionais dentro do ambiente escolar, com propostas temáticas que propiciem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento.

“Este projeto parte da necessidade de se trabalhar as habilidades socioemocionais com os alunos nas unidades escolares da rede municipal, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, devido aos desafios que as escolas vêm enfrentando em promover a aprendizagem escolar na atual sociedade com vistas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como também trabalhar as relações escola X família com o objetivo de propiciar o bem-estar psíquico de todos os envolvidos com o cotidiano escolar. Todas as unidades escolares receberam a Coleção de livros “Eu Sinto” para que possam desenvolver o projeto”, finalizou Neidimar.

Programas de bolsas de pesquisa fazem parte desse pacote de medidas. A Prefeitura está investindo cerca de R$ 2,6 milhões em programas que visam fomentar a ciência, tecnologia e empreendedorismo no município. Trata-se dos programas Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa, que estão cumprindo seu papel e ajudando a alavancar a economia municipal, com apoio de estudantes e professores de escolas municipais e universidades públicas e particulares.

PROJETOS PARA ADOLESCENTES E JOVENS:

Projeto MPT na Escola – direitos das crianças e dos adolescentes, erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente

Programa Nacional Conexão DNIT – parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Dignidade Menstrual – em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP/RJ) e a Unidade Prisional Feminina Nilza da Silva Santos

Projeto CREAS na Escola

Mind Lab

Eduten / tablets

Biblioteca em Casa

Programa Aprender Valor – Educação financeira 

Reciclar na Rede

Navegando na Poesia – Associação Raízes, com apoio da Petrobras

Projeto Educação Fiscal e Financeira – em parceria com Receita Federal do Brasil

Projeto Viva o meio ambiente, em parceria com a Arteris Fluminense

Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente

Bullying não é legal

Direito Sexual e reprodutivo para adolescentes: O tempo desejável para engravidar

Escola Protetora para Mulher

Eu Digo Não: Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Saúde do Adolescente

Entendendo a Violência Para Prevenir, Proteger e Promover Saúde.

Saúde Auditiva nas Escolas

Prevenção ao Tabagismos, álcool e outras drogas

Educar Para Transformar Ensinando Meus Filhos a Sorrir – Saúde Bucal

Vacinação Itinerante nas Escolas

Bolsas de estudo – Programas Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes