A Secretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Santo Eduardo deu início à limpeza de valas e canais na região da Coroa do Padre, com o intuito de melhorar o escoamento das águas das chuvas e reduzir os impactos dos alagamentos causados pelo aumento do nível dos córregos locais durante períodos de chuvas intensas.
Esta ação está sendo realizada de forma colaborativa, envolvendo as secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca; Desenvolvimento Humano e Social; e Educação, Ciência e Tecnologia. O esforço conjunto visa garantir maior segurança para a população local, principalmente com a chegada do período de chuvas fortes.
Os canais e valas na região desempenham um papel vital na drenagem das águas pluviais. No entanto, o acúmulo de resíduos, lixos e sedimentos pode obstruir esses sistemas e aumentar o risco de alagamentos, causando transtornos para a comunidade.
De acordo com Alcemir Pascoutto, secretário de Defesa Civil, é fundamental que a população contribua para manter os canais limpos e em bom funcionamento. “É essencial que as pessoas evitem jogar lixo em lugares inadequados, como valas e canais, pois isso impede o escoamento adequado e coloca toda a comunidade em risco”, ressaltou Pascoutto.
Morador da área, Ocimar Souza, acompanhou o trabalho e comemorou a ação. “A limpeza vai trazer muitos benefícios para a nossa região. Quando chove bastante, as valas ficam entupidas, transbordam e o alagamento acaba sendo inevitável. Com a limpeza, esperamos que os problemas diminuam”, comentou Souza.
A previsão é que a operação de limpeza seja concluída em breve, deixando a área preparada para enfrentar o aumento das chuvas nos próximos meses. O governo municipal continua monitorando outras áreas do município e realizando ações preventivas sempre que necessário, de acordo com o secretário de Defesa Civil.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes