Crianças, adolescentes e Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, visitaram nessa quarta-feira (27) a sede da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, que promove durante este mês o Novembro Negro. O passeio contou com oficinas de música, dança, brincadeiras, arte em argila e como fazer turbantes.

Os participantes do SCFV foram recebidos pelo subsecretário de Igualdade Racial, Gilberto Totinho, que explicou sobre as comemorações no mês da Consciência Negra.

“Foi fantástico poder apresentar um pouco para eles da história, do contexto da comunidade negra, bem como da garantia e efetivação dos diretos deles, pessoas idosas. Espero que a gente consiga fazer mais e mais vezes, que os grupos venham nos visitar ou que possamos ofertar os nossos serviços, para que tenhamos dias assim, divertidos e descontraídos”, disse, Totinho.

Visitaram a SIRDH as crianças e adolescentes do SCFV dos CRAS Penha, Praça CEU e Aeroporto. Já os idosos que conheceram o equipamento pela primeira vez participam do serviço nos CRAS Codin, Ururaí e Goitacazes.

Dona Maria das Graças, do SCFV do CRAS Ururaí, se divertiu e quer voltar mais vezes. “Adorei o pessoal daqui, cantei, dancei o jongo. Para mim foi 10, fomos muito bem recebidos. Essa é a primeira vez que eu venho aqui e já pedi ao professor para trazer a gente mais vezes”.

O SCFV acontece nos territórios dos 15 CRAS do município e desenvolve suas atividades com base na defesa e afirmação de direitos, capacidades e potencialidades dos seus usuários, promovendo acolhida nos espaços municipais, de convívio familiar e comunitário, estimulando o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes