O Cais da Lapa foi o cenário neste domingo (24), da 4ª e última etapa da Corrida das Estações – Primavera, evento promovido pela Prefeitura de Campos em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Fundação Municipal de Esportes (FME). A prova encerrou o ciclo anual das corridas e homenageou o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), com participação da unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos (HRC) para captação de sangue. Durante a ação foram cadastrados 47 doadores e coletadas 26 bolsas de sangue, com o atendimento encerrando às 13h.

A programação começou às 8h com a coleta de doações de sangue e, às 8h30, foi dada a largada para a corrida. O percurso de 6 km, conhecido como “Zerão das Pontes”, incluiu trechos pelas pontes da Lapa, Beira-Rio e General Dutra, com retorno ao ponto de partida. Cerca de 200 atletas inscritos e outros 36 corredores sem chip de cronometragem participaram da prova.  

Ao final, os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus e todos os participantes receberam medalhas personalizadas que, unidas às das etapas anteriores, formaram uma mandala, simbolizando a conexão das quatro estações.  

Além da corrida, os participantes tiveram acesso a serviços de aferição de pressão e medição de glicemia, e os doadores receberam brindes como ecobags personalizadas. A segurança do evento foi reforçada pela Guarda Civil Municipal e uma equipe de apoio acompanhou os atletas ao longo do percurso.  

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, destacou o propósito do evento. “Encerrar as Corridas das Estações unindo esporte, saúde e solidariedade foi muito especial. Esse tipo de ação fortalece a qualidade de vida e mobiliza a população em torno de hábitos saudáveis e gestos de solidariedade, como a doação de sangue. Agradecemos a todos os envolvidos e as parcerias que tornaram isso possível”, informou.

O diretor de esportes da FME, Narciso Dias, destacou o sucesso da etapa final.

“Estamos encerrando mais uma etapa voltada para os nossos munícipes, incentivando a prática esportiva e a saúde. Esse foi também um momento de parceria com o Hemocentro para captar doações de sangue. Só temos a agradecer, especialmente à Fundação Municipal de Saúde e ao Prefeito Wladimir Garotinho, que é incansável no atendimento à nossa população. Ano que vem estamos de volta com mais novidades e eventos”, falou.

Emoção e Solidariedade  

Os irmãos Osvaldo Júnior e Rosalina Soares brilharam mais uma vez, vencendo todas as etapas do circuito. “Muito feliz de ganhar as quatro etapas. A corrida foi demais, excelente. Ano que vem estamos aí”, comemorou. Rosalina também expressou emoção. “Agradecer a Deus por mais uma oportunidade, a FME e a FMS e a minha treinadora, que sempre me incentivou. Também ao meu irmão, que esteve comigo em todas as etapas. Foi uma conquista incrível”, celebrou.

Entre os participantes, o médico do Hospital Geral de Guarus (HGG), Rodrigo Dalvin, destacou a importância do evento, ao correr pela primeira vez ao lado do filho, Thor Monteiro, de 11 anos. A dupla completou os 6 km em 29 minutos.

“Muito legal a corrida, fizemos um bom tempo. Foi a primeira vez correndo com meu filho. Acho incrível a prefeitura promover eventos assim, que incentivam a saúde e a doação de sangue. Como médico, vejo diariamente nos hospitais a necessidade de mais doadores. Esse tipo de iniciativa salva vidas”, relatou Rodrigo. Thor também demonstrou entusiasmo. “Foi muito legal, adorei. Minha primeira corrida, 6 km, e acho que fizemos um tempo muito bom”, contou.

Já Yasmim, que doou sangue pela segunda vez, contou que a motivação veio de uma ação promovida pela igreja. “Minha avó sempre foi doadora e eu sigo o exemplo dela. Minha igreja organizou um projeto de jovens, e foi muito bom participar”, expressou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes