Planejar uma viagem parece ser tarefa fácil para muita gente acostumada a embarcar por esse mundão, mas se você não está acostumado a roteiros complexos ou é do time de viajantes desorganizados e que deixam tudo para a última hora, esse passo a passo certamente irá te ajudar. Se você ainda não está com uma viagem marcada, aproveite para já sonhar com o próximo destino. E que o embarque seja muito em breve!

Antes de definir o destino

Comece a se organizar mesmo antes de definir o destino da viagem. Não é preciso estar com passagens compradas para montar um roteiro. Ler sobre destinos, conhecer outras cidades e países, entender mais sobre uma cultura diferente e passar o tempo pesquisando sobre viagem ajuda a relaxar.Mesmo que você não saiba o rumo das próximas férias, esteja preparado para quando ela acontecer. E quanto mais você conhecer do mundo (mesmo que virtualmente), melhor. Um roteiro de viagem começa bem antes da compra da passagem aérea. Aproveite que você não tem “obrigação” com nenhuma rota específica e viaje pelo mundo todo.

Faça uma lista de alguns lugares que você gostaria de conhecer

Sonhar com alguns destinos já ajuda um bocado a ter foco na hora de buscar promoções de passagem aérea e também de colher informações sobre a viagem tão desejada. Ter alguns prediletos em mente nos faz ficar antenados na busca por tudo que envolve a viagem. Agora, se você tiver o mundo todo como sonho a realizar, esse trabalho pode ficar extenso demais. Claro que de uma hora para outra a sua viagem pode mudar e uma rota inesperada pode surgir, mas, no geral, ter uma listinha básica dos seus objetivos de viagem ajudará bastante!

Comece a colher informações sobre os seus destinos favoritos

Esse é um dos momentos mais prazerosos na hora de montar um roteiro de viagem. Pesquisar sobre o destino, colher informações, descobrir as principais atrações e tudo o que envolve o seu sonho de viagem é sempre uma deliciosa tarefa. Enquanto você ainda não tem um destino exato, vale qualquer leitura, programa de TV, vídeos no YouTube ou conversas com amigos sobre o seu leque de opções. Tudo o que desperte ainda mais o seu interesse está valendo! Nesse momento, não é preciso anotar nada e nem se preocupar. É hora apenas de ter um primeiro contato com os destinos de viagem para entender um pouco melhor cada um deles.

Defina o número de dias e período da sua viagem

Saber quando e por quanto tempo você poderá viajar será fator decisivo na hora de definir o destino e montar o roteiro. Uma boa previsão de quantos dias e também da época para o embarque ajudará a definir quais opções da sua lista de desejos são mais adequadas. Se você sonha, por exemplo, em ver neve, não adianta embarcar em meio ao verão no destino. O número de dias disponíveis para a viagem também poderá afetar bastante a escolha. Se você tem muito tempo, poderá optar por destinos mais complexos, que exigem mais dias de viagem ou mesmo dividir as férias em mais de uma cidade.

Pesquise sobre o clima e a melhor época

Com o período da viagem já definido (ou pelo menos o período aproximado), comece a pesquisar sobre o clima, a alta temporada e as datas mais festivas das regiões para onde você pretende viajar. Nem todos os destinos são boas pedidas o ano inteiro e alguns deles podem ser bem mais especiais em algumas datas específicas. É importante conhecer mais sobre o clima para não cair em roubada (como viajar na época das monções para a Ásia ou dos furacões para o Caribe). Ao mesmo tempo, uma boa pesquisa ajuda a acertar em cheio o seu desejo, como ver as cerejeiras no Japão ou a Aurora Boreal nos países nórdicos.O clima será um fator eliminatório importante na sua lista de destinos, mas a alta temporada e grandes datas festivas também podem influenciar bastante, especialmente quando pensamos na quantidade de turistas ao mesmo tempo que você e os altos custos da viagem. Entender quando é a alta temporada e a melhor época para viajar ajudará na escolha do destinos que case bem com a data disponível.

Avalie os custos da viagem

O orçamento de ninguém é ilimitado e muitas vezes precisamos adiar sonhos devido ao alto custo da viagem. Ter ideia de quanto você poderá gastar ajudará a eliminar alguns destinos da sua lista de prioridades. Pesquisar um pouco sobre cada roteiro e avaliar preços de passeios, passagens aéreas, alimentação e hotéis será fundamental para ter ideia do que é possível dentro do orçamento previsto. Não adianta ter 2000 reais disponíveis e querer fazer uma safari de luxo na África do Sul. É preciso casar bem o que você tem para gastar com os custos da viagem.

Confira a documentação e vacinas necessárias para viajar

Passaporte e visto são fatores que limitam a escolha de destinos de muita gente. Tirar o passaporte é bem fácil e não há mistério nisso. O ideal é já garantir o seu, independente de ter uma viagem marcada. Nunca se sabe quando vai aparecer uma superpromoção e o passaporte será necessário. Caso tirar o passaporte não esteja nas suas prioridades, foque nos destinos nacionais ou em países que exigem apenas a identidade brasileira para a entrada.

Se você já tem o passaporte e busca destinos no exterior, fique ligado na necessidade de visto e na validade do seu documento! Há viajantes que vivem com medo de tirar um visto (tanto pela burocracia quanto pelo custo) e outros  têm o visto recusado antes da viagem. Quem está nesse grupo não precisa se preocupar. Há uma enorme lista de países que não exigem visto de brasileiros para entrada. Agora, se passaporte e visto não são impedimentos para você, o mundo inteiro está de portas abertas!Alguns destinos do mundo exigem dos viajantes, além da documentação, algumas vacinas. Verifique se esse é o caso, garanta já a vacina e lembre-se de levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no dia da viagem.

Organize-se com antecedência e garanta a compra da passagem se aparecer um bom preço

Sabemos bem aqui no Melhores Destinos que muita gente escolhe o roteiro de férias com base nas excelentes promoções de passagem aéreas que publicamos. Podemos garantir que o custo da passagem é mesmo um valor considerável no total da viagem e buscar uma boa promoção ajudará a cortar os gastos. Com tempo e uma boa lista de destinos em mente será mais fácil focar nas promoções que você deseja e ficar de olho quando sair um bom preço. E se sair a promoção, garanta a compra!Muitas promoções de passagem aérea duram minutos, por isso é importante saber o período aproximado que você estará de férias, o orçamento disponível e também a melhor época para embarcar rumo às suas cidades favoritas. Com tudo isso em mente será fácil comprar aquela superpromoção que não dá tempo nem de pensar. Vale até deixar anotada uma listinha com a melhor época para cada lugar. Na correria da promoção você certamente sairá na frente.

Agooooora… Se aparecer um preço muito espetacular para um destino que não está na sua lista, se joga! Compra a passagem e depois avalie se está ou não dentro do seu orçamento, período disponível e tudo mais. Muita gente muda o rumo das férias porque aparece um preço absurdamente barato. Nesse caso, só te resta começar a organizar a viagem e torcer para ter escolhido a melhor data e período!

Vale dizer que a compra da passagem é o passo mais importante para começar a montar definitivamente um roteiro de viagem. Não é fácil trocar a data do voo. E cancelar a compra nem sempre é uma opção. Sabendo disso, considere a passagem o fator que marca o compromisso com a sua viagem! A partir de agora, é hora de levar a sério a organização do seu roteiro e focar apenas no seu destino. 

Como planejar a viagem após a escolha do destinoCom o destino definido você poderá dar passos mais concretos na organização da viagem. Não deixe tudo para a última hora. Dia a dia, de pouquinho em pouquinho, viva a sua viagem antes mesmo de embarcar. A partir de agora você poderá se aprofundar e pesquisar o que fazer, os melhores pontos turísticos, a escolha do hotel, como se locomover, quanto custará a viagem e tudo mais que envolve a organização do seu roteiro e embarque rumo às merecidas férias!

Fonte: Metrópoles