O primeiro ciclo lunar do ano começou nesta quinta-feira (4) com o fim da Lua Cheia de dezembro e a chegada da Lua Minguante. A mudança ocorreu às 0h32min [horário de Brasília].
Como funciona o ciclo lunar?
O ciclo lunar é o período de passagem da Lua para completar uma série de fases, que incluem desde a Lua Nova até chegar nela novamente. Esse ciclo é conhecido como mês lunar ou mês sinódico, e tem uma duração média de aproximadamente 29,5 dias.
Como é cada fase da lua?
Lua Nova
Nessa fase, a Lua está entre a Terra e o Sol, e a parte iluminada da Lua está voltada para o Sol, tornando-a praticamente invisível a partir da Terra. Mas é possível observar a sua presença no céu durante o dia.
Lua Crescente
À medida que a Lua se afasta do Sol, uma fina fatia iluminada começa a aparecer, formando um crescente. É por isso que se chama quadra da Lua Crescente, já que está sendo mais visível que antes.
Lua Cheia
Nesta fase, a Lua está diretamente oposta ao Sol em relação à Terra, e a sua face iluminada está totalmente visível. A passagem da Lua Cheia é a fase mais brilhante — e quando é possível ver esse corpo celeste completamente iluminado no céu noturno.
Lua Minguante
À medida que a Lua continua a “diminuir de tamanho”, apenas uma fina fatia iluminada permanece visível antes de a Lua desaparecer completamente da vista da Terra, reiniciando o ciclo com uma Lua Nova.
As fases da lua e o movimento das marés
A relação entre as fases da Lua e o movimento das marés se baseia na influência gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra. Ou seja, a atração gravitacional da Lua provoca a formação de marés nos oceanos da Terra. Essa influência gravitacional varia ao longo do ciclo lunar, resultando em marés altas e baixas regulares. Quando a Lua está em sua fase de Lua Nova ou Lua Cheia, ela se alinha com o Sol e a Terra, criando uma força gravitacional combinada mais intensa. Isso resulta em marés altas, conhecidas como marés de sizígia, que ocorrem aproximadamente duas vezes por mês, durante a Lua Nova e a Lua Cheia.
Nas fases de Quarto Crescente e Quarto Minguante, a Lua e o Sol estão em ângulos retos em relação à Terra, o que reduz a força gravitacional combinada sobre os oceanos. Isso resulta em marés mais baixas, conhecidas como marés de quadratura.Essa relação é tão forte que a Nasa alertou que 2030 teria enchentes históricas no mundo devido ao fenômeno natural da Lua e as mudanças climáticas do mundo.
Veja o calendário do ciclo lunar de janeiro de 2024
Lua Minguante: 4 de janeiro, às 0h32min
Lua Nova: 11 de janeiro, às 8h58min
Lua Crescente: 18 de janeiro, às 0h53min
Lua Cheia: 25 de janeiro, às 14h54min
Fonte: Metrópoles