O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica suas ações no combate à dengue e outras arboviroses com um mutirão, nesta sexta-feira (14), nos bairros da Penha, Parque Santo Amaro, Parque Rio Branco e Parque Corrientes. O objetivo da iniciativa, que começa às 9h, é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

O mutirão será realizado de forma simultânea nos quatro bairros, com atividades como vistorias, orientações técnicas aos moradores, recolhimento de materiais inutilizados, aplicação de larvicida, instalação de telas em caixas d’água, entre outras medidas preventivas.

De acordo com Claudemir Barcelos, coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), o êxito dessas ações depende da colaboração mútua entre a população e o poder público. “Para combater a proliferação do mosquito, é fundamental que a população participe ativamente, recebendo os agentes e evitando deixar objetos que acumulam água e funcionam como criadouros em suas residências”, afirmou.

RECUSAS E RESIDÊNCIAS FECHADAS

Uma das principais preocupações do CCZ é o elevado número de recusas – quando os moradores se negam a receber os agentes – e de casas fechadas, que atingem um índice de cerca de 40% durante o período de férias e viagens no início do ano.

“Além das recusas e das casas fechadas, temos um índice de infestação predial de 6%, o que é muito preocupante. É essencial que a população colabore com os agentes. Caso tenham dúvidas, os moradores podem entrar em contato com o CCZ”, explicou Claudemir. Os números de telefone disponíveis para contato são: (22) 98173-0471 ou (22) 98173-0107.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes