Wladimir: O que explica a votação recorde, imagem carismática e aprovação
Com a popularidade em alta, imagem carismática e aprovação do seu governo coroada com a votação recorde alcançada no último dia 06, de 192.232 votos, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) nada de braçadas e consolida prestígio e capital político como nova liderança regional com perspectivas de horizontes mais ambiciosos.
Auxiliares diretos de Wladimir, os jornalistas Mauro Silva e Gustavo Matheus falam ao jornal sobre a capacidade de governar e liderar do Chefe do Executivo, como ele cuida da sua imagem e o intenso ritmo de trabalho e o longo expediente administrativo que — em alguns dias e dependendo das circunstâncias — pode virar madrugada adentro.
“Wladimir hoje é uma liderança que ultrapassa as fronteiras de Campos. Nós tivemos acesso a uma pesquisa em São Francisco de Itabapoana em que ele liderou a consulta, sendo citado por 40% dos entrevistados entre os nomes que eles apontariam entre as novas lideranças”, lembrou o secretário municipal de Comunicação Social, Gustavo Matheus.
O somatório de predicados do prefeito inclui seu carisma e autenticidade, percebe ainda o secretário. “As pessoas que nunca estiveram pessoalmente com Wladimir, quando tem a oportunidade de estar com ele pela primeira vez não se sentem frustradas porque ali ele não veste um personagem, é um cara autêntico. É ele mesmo em qualquer lugar em qualquer circunstância. E com um traço humanitário muito forte, sempre animado, bem humorado, com paciência, disposto a ouvir ou conversar com as pessoas e solucionar seus problemas”.
O empenho e dedicação ao trabalho e a entrega total às atribuições e execução das suas tarefas como prefeito também é destacada por seus liderados para explicar a aprovação de seu governo em mais de 75%. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, também foi uma testemunha sempre presente na rotina administrativa do chefe do Executivo.
“Ele tem uma disposição incrível para o trabalho, um pique extraordinário. Trabalha muito e gosta do que faz. Mesmo nos momentos de maiores dificuldades, quando teve que se deslocar até Brasília ou Rio de Janeiro em busca de recursos para colocar em dia as contas da prefeitura, todo mundo achava que Wladimir havia chegado cansado da viagem, mas lá estava ele despachando no gabinete ou acompanhando as obras nas ruas”, pontou Mauro.
E, pelo que acompanhou na intensa rotina da campanha eleitoral, Gustavo Matheus corrobora o que diz Mauro. “Na campanha, mesmo sabendo que estava com quase 70% nas pesquisas de intenção de voto, ele nunca ficou na zona de conforto. Em cinco carreatas num dia, ele aparecia em todas. Era como se a eleição só estivesse ganha quando fosse computado o último voto”.
Gustavo Matheus considera o carisma de Wladimir, seu jeito de lidar com as pessoas, particularmente as crianças são fatores que explicam sua popularidade, mas não apenas a personalidade carismática serve para explicar o êxito pessoal do prefeito e aprovação de seu governo. “Só o carisma não basta, mas também o trabalho, as entregas que o governo fez, os compromissos que ele cumpriu assumiu com a população e a capacidade que teve em dar solução aos problemas que eram muitos quando assumiu”.
Por fim, Mauro Silva arrematou. “A dedicação, o comprometimento e a capacidade de liderar e solucionar os problemas, seja buscando recursos ou parcerias, resultaram na aprovação do governo. E, some-se a tudo isso, a aprovação dele, com o seu carisma, a forma como ele trata as pessoas, andando nas ruas e falando com as pessoas, sendo sincero e verdadeiro. Wladimir colheu o que plantou nos quatro anos de governo”, concluiu.
Outro traço da personalidade de Wladimir como político em ascensão é a sua face de agregador de modo a priorizar as relações institucionais, mantendo trânsito fácil com autoridades de diferentes posições e correntes ideológicas, além da construção de uma identidade própria.
Como prefeito, logo que assumiu buscou ter a seu lado auxiliares que se tornaram desafetos de seus pais, os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, com os quais teve sérias divergências pela desobediência. (leia mais abaixo)
Quando indagado se, com esta carreira meteórica e o capital político conquistado pode vir se candidatar ao Senado ou sonha ser governador como os pais, a mais nova liderança do grupo Garotinho costuma sair pela tangente, mas deixa uma pista. “Não penso em nada agora. Mas o futuro a Deus pertence”.
DESBRAVOU OBSTÁCULOS – As circunstâncias em que assumiu a prefeitura com as finanças arruinadas em meio ao enfrentamento a uma pandemia, o gestor logo estabeleceu um cronograma administrativo e foi buscar recursos em outras esferas para saldar dívidas herdadas com servidores e fornecedores, desbravou obstáculos e adversidades.
Fonte: Jornal Campos 24 Horas