A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Saúde de Cardoso Moreira uniram forças para combater o abandono de terrenos e imóveis na cidade. A ação tem como objetivo reduzir problemas associados ao acúmulo de lixo, proliferação de doenças e o uso indevido de áreas urbanas abandonadas.

Durante a operação, diversos imóveis foram vistoriados e os proprietários notificados. Eles terão 15 dias para regularizar a situação, promovendo a limpeza dos locais e adequando-os às normas do Código de Posturas do Município. Caso contrário, estarão sujeitos a multas.

Base legal e implicações

A iniciativa está respaldada nos artigos 26 e 27 do Código de Posturas do Município. Essas normas exigem que imóveis urbanos sejam mantidos em condições adequadas de conservação e higiene.

“O descuido com terrenos pode transformar esses espaços em verdadeiros focos de doenças, como dengue, zika e chikungunya. Isso ameaça a saúde de toda a população”, explicou a agente de endemias Isabela Nogueira.

Além dos riscos à saúde, o abandono de imóveis também favorece práticas ilícitas, como o consumo de drogas, e aumenta a sensação de insegurança entre os moradores.

Segurança e colaboração

O Secretário de Segurança, Rômulo Zaquieu, destacou a importância da ação:

> “Nosso objetivo é garantir mais segurança e saúde para os moradores de Cardoso Moreira. Precisamos de imóveis limpos e bem cuidados para criar um ambiente urbano mais saudável e seguro.”

A prefeitura também faz um apelo à população para que colabore com a limpeza e manutenção da cidade. A participação comunitária é fundamental para o sucesso da iniciativa.

Conscientização e responsabilidade

Com a campanha em andamento, espera-se que os moradores assumam suas responsabilidades, zelando pelos imóveis e terrenos. A prefeitura reforça que a negligência não apenas prejudica o responsável pela propriedade, mas também toda a comunidade.

Fonte: Cardoso Moreira News