A doação, realizada nesta quarta-feira em uma clínica veterinária, aconteceu sem intercorrências

O cão Zeus, de 2 anos e 7 meses, da raça Golden Retriever, que integra o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM), fez uma boa ação nesta quarta-feira (7). Atendendo ao pedido de uma clínica veterinária de Campos, Zeus, treinado para atividades de show dog, doou sangue para salvar a vida do cão Bred, da raça Pit Bull, que tem 7 anos de idade. A suspeita é de que Bred tenha contraído a doença do carrapato, que provocou uma queda nas hemácias e plaquetas, sendo necessária a transfusão.


Para garantir a segurança do animal, Zeus foi sedado, mas o procedimento transcorreu sem intercorrências. Durante a coleta de sangue, ele estava acompanhado do coordenador do canil na parte social, GCM Ítalo Augusto Cruz da Silva, e da GCM Giovanna Pissonho Manhães. Ítalo disse que, pelo fato de a Guarda possuir cães de grande porte, a corporação sempre recebe pedidos de doação de sangue pelas clínicas veterinárias.
“Além do Zeus, as cadelas Kyra, que faleceu há 2 meses vítima de câncer, e Mel, que se aposentou, também eram doadoras”, disse Ítalo, ressaltando que os cães podem doar sangue a cada seis meses, desde que pesem a partir de 25 quilos e estejam em boas condições de saúde.


Como Zeus vai precisar ficar em repouso por 48 horas, a apresentação dele prevista para esta quinta-feira (8), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), foi cancelada.