A Prefeitura de Campos será representada no Pint of Science, maior festival mundial de divulgação científica, por meio do subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, e da diretora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, Rafaela Machado. O evento gratuito acontece entre os dias 13 e 15 de maio, e Campos será uma das 179 cidades brasileiras a participar do festival.

O subsecretário René Justen falará sobre como as políticas ambientais locais impactam o planeta. “É um tema bem aberto e abordaremos o que o município tem feito e ainda pode fazer de impacto global. Também será abordado um pouco da história da evolução ambiental e a importância de trazer capital externo.

Atualmente, temos em andamento a situação dos ônibus verdes, que trará um impacto bastante positivo. Também estamos em função do Parque Ecológico e foi licitado o plantio de 2 mil árvores nativas na área urbana. Além disso, a instalação das lâmpadas led nas vias públicas também foi uma ação da Prefeitura que contribui para uma cidade mais sustentável”, afirmou. René participará do evento na segunda-feira (13), às 19h30, no Dona Chica Botequim.

Já Rafaela Machado falará sobre a história de Campos e seus enigmas culturais. “Espero contribuir de forma positiva com o evento, levando um pouco da minha experiência no Arquivo Público, e dos meus estudos em História Pública e História Regional. O ambiente acadêmico ainda produz muito para si mesmo, dialogando pouco com pessoas que estão fora das suas próprias áreas. Acredito que a minha maior contribuição esteja em disponibilizar um conteúdo relevante e com qualidade de pesquisa, de forma objetiva, acessível e dinâmica. É preciso investir mais em atividades e ações que promovam a ciência para além da academia e, por isso, considero a iniciativa do Pint of Science tão louvável”, explicou. A participação de Rafaela será no dia 14 de maio, às 19h30, no Speciale Pizza e Pasta.

Ela destacou que o Pint of Science ajuda a aproximar as pessoas da ciência. “O Pint of Science não é o sucesso que é no Brasil e no mundo à toa. Fazer com que a ciência esteja mais perto das pessoas, ao promover um debate robusto e consistente sem as formalidades impostas pela academia, é o segredo do evento. Nesse sentido, o Brasil tem contribuído com a iniciativa de forma muito destacada e positiva, assim como a cidade de Campos. Considero muito relevante o papel que a Uenf tem desempenhado, ao articular pesquisadores e universidades locais para o sucesso do evento, assim como acho digno de nota os estabelecimentos que se juntaram à iniciativa”, comentou.

A primeira edição do Pint of Science aconteceu na Inglaterra em maio de 2013, chegando ao Brasil em 2015. Além da Prefeitura, o evento contará com a participação de cientistas da UENF, UFF, UFRJ, IFF, FMC, ISECENSA, UCAM, UNIFLU e empresas da região.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes