A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, que tem 13 cadeiras, terá uma mudança de 46% na próxima legislatura. A renovação, no entanto, parece ter sido impulsionada mais pela não candidatura à reeleição de parte dos que exercem o atual mandato – já abrindo de início cinco novas vagas – do que pela derrota daqueles que concorreram a um novo mandato.

Dos oito que tentaram voltar ao Palácio Legislativo Vereador Edenites da Silva Vianna, sete foram vitoriosos: Ralphinho do Aipim (União), Isaac Salvador (Republicanos), Eleno (SD), Alexandre Barrão (SD), Mazinho de Caboclo (SD), Milsinho (PDT) e Leandro Babão (PDT). Não foi reeleito Flor de Guaxindiba (Republicanos).

Os novos vereadores eleitos foram Bibinho (PDT), Mazinho do Lava Jato (PL), Daniel Abílio (Republicanos), Nelcimar Júnior (União), Jarédio Azevedo (DC) e Patrícia Cherene (União). Desses seis, Jarédio e Patrícia retornam ao Legislativo, pois foram eleitos em outras oportunidades.

Foram abertas (aqui) cinco vagas, inicialmente, na Câmara de São Francisco no pleito de 2024 em decorrência da não candidatura à reeleição de Yara Cinthia e Renato Roxinho (Republicanos), eleitos respectivamente prefeita e vice no dia 6; Aroldo Leandro (PL), candidato a vice na chapa encabeçada por Pedrinho Cherene (União); e Maxuel Cocoia (União) e Fauazi Cherene (Republicanos), que não concorreram a nenhum cargo eletivo nessas eleições.

Na divisão das cadeiras, Solidariedade, PDT e União Brasil conquistaram três cada um. Republicanos alcançou duas, já PL e Democracia Cristã, uma cada. Dos partidos de apoio à candidatura vitoriosa da situação foram oito vereadores eleitos e da oposição cinco. 

Fonte: Blog Arnaldo Neto