A Prefeitura inicia na próxima semana as atividades do Centro Dia do Idoso, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social que promoverá ações direcionadas aos idosos e seus familiares. O Centro, que fica no Jardim Carioca, será destinado ao atendimento especializado de pessoas idosas que tenham algum grau de dependência de cuidados.

Para que os idosos sejam atendidos no Centro Dia, os familiares devem procurar um dos três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que serão porta de entrada no equipamento e responsáveis por realizar uma avaliação daquele idoso. Feita a avaliação, a Central de Regulação de Vagas irá regular as vagas solicitadas pelos CREAS. A diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Rosângela Marvila, explica que a proposta do Centro Dia do Idoso é evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

“Nesse equipamento buscaremos evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento dessa população, destacando a necessidade de proteção e de cuidados. Compareçam ao CREAS de seu território para mais informações. Os atendimentos no Centro Dia serão baseados em um estudo realizado pelos CREAS dos respectivos territórios em relação ao perfil do idoso, se ele se enquadra nos requisitos para iniciarem os cuidados no Centro Dia”, explicou.

Durante cinco dias na semana, cada usuário (a) poderá frequentar o serviço em um período (manhã ou tarde) ou o dia todo (horário integral), a depender do planejamento para cada família. Os frequentadores receberão café da manhã, almoço e lanche da tarde. As equipes, que passaram por capacitação realizada pela Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são formadas por uma coordenação, um profissional de assistente social, um psicólogo, além de aproximadamente 10 cuidadores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes