A Infraero e o Ministério de Portos e Aeroportos assinaram nesta quarta-feira (26) Ordens de Serviço e lançaram licitações para obras no Aeroporto de Itaperuna, no Rio de Janeiro. As obras, em andamento e futuras, têm o objetivo de garantir a regularidade do aeroporto perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aumentar a segurança e a eficiência das operações aeroportuárias. Os investimentos são da ordem de R$ 20 milhões.
O terminal foi outorgado à Infraero em dezembro de 2023 e, nos últimos seis meses, a Companhia realizou uma série de levantamentos e ensaios, incluindo cadastramentos, topografia e geotecnia, para planejar e desenvolver projetos que visam tornar o aeroporto apto a receber aeronaves modelo ATR 72.
Obras em execução
Desde abril de 2024, estão em andamento as obras de construção do muro patrimonial e da via de inspeção do sítio aeroportuário, com conclusões previstas para novembro de 2024.
Novos investimentos
No segundo semestre de 2024 serão iniciadas quatro obras fundamentais de infraestrutura, com previsão de conclusão ainda este ano:
– Instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator) em ambas as cabeceiras, com conclusão prevista para dezembro de 2024;
– Reforço e Recuperação do Pátio de Aeronaves, com conclusão prevista para outubro de 2024; e
– Reforço e Recuperação da Pista de Taxiamento de Aeronaves e de parte da Pista de Pouso, para melhorar a infraestrutura do aeroporto.
Também no final de junho, será publicado o edital para licitação de um conjunto de obras que mudarão significativamente a infraestrutura do aeroporto, com conclusão prevista para o final de 2025:
– Construção do Novo Terminal de Passageiros;
– Construção de Estacionamento de Veículos e Via de Acesso;
– Construção de Central de Resíduos Sólidos;
– Construção da Subestação de Energia.
Impactos positivos para a região
Os investimentos e melhorias planejadas têm como objetivo tornar o Aeroporto de Itaperuna competitivo e apto a receber aeronaves de maior porte, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros e usuários. Essas mudanças não apenas aprimoram a infraestrutura aeroportuária, mas também prometem impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, consolidando o aeroporto como um importante polo de aviação regional.
Fonte: aeroflap.com.br