A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres realiza nesta sexta-feira (25), das 9h às 16h, na Praça São Salvador, a Ação Global, um evento especial em comemoração ao Mês de Agosto Lilás e ao Dia Laranja. Serão realizadas atividades e serviços dedicados à promoção dos direitos das mulheres e à conscientização sobre a importância da igualdade de gênero, combate à violência e celebração aos 17 anos de existência da Lei Maria da Penha.
Na programação, estão informações sobre saúde e planejamento familiar e métodos contraceptivos com a equipe da Fundação Leão XIII; cadastramento para vagas de emprego com a Subsecretaria de Qualificação e Emprego; esmaltação e cabeleireiro com Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; curso Mulheres do Campo e distribuição de mudas com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia participará com animador cultural, bandas de fanfarra e unidade volante do Projeto Caravana da Educação. O Museu Histórico de Campos estará participando com a exposição do acervo Mercedes Baptista. Também haverá apresentação da musicista da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Raquel Monteiro, e da coordenadora do núcleo do Projeto Empoderadas, em Campos, Roberta Menezes, que fará uma exposição com material gráfico, a partir das 13h
A Guarda Civil Municipal estará com o Projeto GCM na Praça e a Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos vai oferecer trancistas e design de sobrancelha. Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria de Comunicação também estão participando do evento. “Junte-se a nós neste dia especial e nos ajude a pintar a praça de lilás e laranja, cores que representam a luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres”, convida a subsecretária Josiane Viana.
A equipe da subsecretaria e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista estará participando da ação. Durante o ano, diferentes ações de prevenção e enfrentamento à violência são realizados como panfletagem, palestras em órgão públicos e empresas privadas, além do projeto “Maria da Penha vai à escola”, onde a equipe leva aos jovens informações sobre como se prevenir de relacionamentos abusivos e como identificar os diferentes tipos de violência.
Fonte: Prefeitura de Campos