Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, o município de Campos aderiu ao Programa Escola e Comunidade (Proec), do Ministério da Educação, que visa liberar recursos financeiros a serem empregados para realização de oficinas, palestras, visitas guiadas ou outras iniciativas voltadas à promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O valor de repasse para cada unidade escolar será calculado tomando como parâmetro o número de estudantes do público do programa matriculados na escola, extraído do Censo Escolar.

O Programa foi instituído pela Portaria nº 264, de 1º de abril de 2024, e tem o objetivo de fomentar a parceria entre a escola, a família e a comunidade, na perspectiva da educação integral, por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade em projetos de formação que envolvam a promoção da cidadania; da cultura de paz; da democracia; e da melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

A diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, explicou que as escolas deverão seguir as instruções de um Projeto de Formação, um instrumento de planejamento das ações propostas, que deve ser enviado pelo diretor escolar via PDDE Interativo. A adesão acontece pelo módulo Plano de Ações Articuladas (PAR), do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

“De Campos, 24 unidades escolares fizeram a adesão. Com a medida, o Proec vai apoiar, técnica e financeiramente, projetos de formação elaborados e implementados pelas escolas públicas da educação básica, abrangendo temas contemporâneos transversais”, informou Viviane.

Esses projetos podem promover: pesquisa científica; práticas culturais, artísticas, esportivas, de lazer e brincar; tecnologias da comunicação e informação; a cultura de paz e os direitos humanos; aprendizagem baseada na relação com a natureza e a preservação do meio ambiente; práticas de cuidado e saúde integral; e demandas emergenciais da sociedade.

A psicopedagoga e articuladora municipal pela Seduct, Regina Lannes, deu mais detalhes: “Estamos no momento de planejamento coletivo das ações a serem realizadas, fazendo as escolhas dos tipos de ações que melhor se adequam às necessidades observadas de cada escola. Vale ressaltar que os projetos de Formação possibilitam a realização de ações permanentes e constantes de aperfeiçoamento dos saberes com vistas a fomentar essa parceria tão necessária  entre escola, família e comunidade”, explicou.

ESCOLAS CONTEMPLADAS:
Amaro Prata Tavares
Etelvira Martins Medeiros
Pequeno Jornaleiro
João Batista De Azeredo
Carlos Chagas
Eloy Ornelas
Santa Terezinha
Conselheiro Josino
Lulo Ferreira De Araújo
Centro Educacional 29 De Maio
Custodio Siqueira
Marechal Artur Da Costa E Silva
Doutor Getúlio Vargas
Sebastião Ribeiro De Deus
Ciep Brizolão 142 Maestro Villa Lobos
Augusto Machado Viana
Lídia Leitão De Albernaz
Rotary I
Frederico Paes Barbosa
Anleifer Leite Fernandes
Professor Walter Siqueira
Branca Peçanha Ferreira
Ciep Brizolão 144 Professora Carmem Sylvia
Marlene Henriques Alves Carneiro