A Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), implantada na Cidade da Criança Zilda Arns, vem promovendo mudanças significativas no processo de aprendizagem dos alunos atendidos na unidade, sejam típicos ou atípicos. Os relatos dos responsáveis pelos estudantes comprovam o quanto a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está garantindo avanços palpáveis no âmbito da inclusão, na rede municipal de ensino.


Cássia Paulista Brandão Rangel é mãe atípica de Daniel, 3 anos, e falou sobre as alterações positivas no comportamento do filho. “Daniel sempre foi uma criança impaciente e na Escola Inclusiva ele tem aprendido a esperar. Era um sofrimento pra ele esperar o ônibus, queria entrar no primeiro que passava. Agora, ele está mudando muito”, afirmou.


Ele estuda na Creche Escola Zumbi dos Palmares, no Parque Santa Rosa, e no contraturno recebe reforço escolar e atendimento educacional com equipe multiprofissional na EAI. “Daniel é autista e falou direitinho no tempo certo, de acordo com a idade dele, mas logo em seguida ele parou de falar. Depois que entrou na Escola Inclusiva voltou a desenvolver a fala e já está interagindo com outras crianças”, destacou Cássia.


Ela explicou que ele está matriculado na EAI desde fevereiro deste ano. “Acho muito bom o atendimento na Escola Inclusiva, as meninas são muito educadas e atenciosas com nossos filhos. A coordenadora Eleonora sempre está ali presente conversando com a gente, e isso é muito bom pra todas nós. Sempre que estamos precisando de ajuda ou desabafar podemos correr até ela”, disse.


A EAI oferece reforço escolar para alunos entre 2 e 8 anos da rede municipal de ensino. Também são atendidos com diversas atividades, pais e responsáveis pelos estudantes, além dos profissionais da Educação. O Reforço Escolar acontece com base nas propostas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), visando à criação de um ecossistema com diversas ações que possibilitem a aceleração do processo de ensinar e aprender, com estimulações cognitivas e ênfase nas Linguagens e Matemática. Quando necessário, os alunos recebem auxílio de fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos.