Objetivo da limpeza é ampliar a segurança hídrica no município, evitando enchentes e inundações de bairros circunvizinhos e também auxiliando na obtenção de água para irrigação de produções agrícolas

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, tem atuado na limpeza de diversos canais no município. Nesta semana, um dos pontos de trabalho é o Canal Goiabal, que fica nas imediações do Novo Jóquei. O objetivo da limpeza é ampliar a segurança hídrica no município, evitando enchentes e inundações de bairros circunvizinhos e também auxiliando na obtenção de água para irrigação de produções agrícolas. O trabalho começou na semana passada e deve ser concluído no final desta.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, o trabalho no Canal Goiabal é realizado com maquinário próprio da Prefeitura. “A Prefeitura de Campos, que nunca tinha feito por conta própria, adquiriu equipamentos e tem trabalhado principalmente em regiões, não só com a máquina que ela adquiriu, mas em parceria também com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana”, explicou.

O Canal Goiabal está interligado aos canais de Cambaíba, que desemboca no Rio Paraíba do Sul, e Mirandela, que desagua no Canal Coqueiro. A redondeza também conta com o Canal Vila Manhães, que também passará por limpeza. A desobstrução dos canais irá auxiliar na drenagem de águas dos bairros Novo Jockey, Vila Manhães, Vila Menezes e Parque Goiabal.

— Esse canal é importante para drenar águas, principalmente na região do Novo Jockey, da Vila Menezes, do Parque Goiabal, onde verificamos o problema de inundação. Esse serviço que está sendo feito aqui tem, pelo menos 30 anos, que não era feito — comentou Almy.

Em outros canais da cidade, o trabalho de limpeza é feito em parceria com o Programa Limpa Rio, do governo do Estado. “O programa de Limpa Rio, do governo do Estado, e o Programa de Segurança Hídrica da Prefeitura de Campos fazem a mesma coisa, que é a limpeza de canais para ampliar a segurança hídrica, não só para evitar enchentes e inundações nos bairros, mas também para ter água para auxiliar na irrigação das produções agrícolas”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca.