Próximo passo será a instalação das janelas no primeiro e no segundo pavimento, além de conclusão da montagem do terceiro elevador.

A obra da Clínica Regional de Hemodiálise “Amigos do Rim – Francisco Paes Filho”, anexa ao Hospital Geral de Guarus (HGG), segue em ritmo acelerado e já alcançou importantes marcos na sua execução. Destinada a se tornar uma referência no tratamento de pacientes renais em Campos e na Região Norte Fluminense, a unidade está atualmente em fase de acabamento.

No total, 85% da obra já está concluída. A fachada está 90% revestida, destacando o progresso significativo. Internamente, o piso do térreo foi 100% concluído e todas as portas deste pavimento instaladas. A recepção da clínica está 70% finalizada, restando apenas a colocação do forro e a instalação do sistema de ar condicionado.

A obra conta, ainda, com instalação de dois elevadores para pacientes e funcionários, devidamente instalados, além de um terceiro elevador de serviço, em fase de montagem. O próximo passo será a instalação das janelas nos primeiro e segundo pavimentos.

“O aumento da busca por assistência de pacientes portadores de doença renal crônica com necessidade de hemodiálise em toda Região Norte do Estado, principalmente após o período pandêmico, mostrou a necessidade da evolução na oferta de quantidade de tratamento em nossa região. E a Clínica Regional de Hemodiálise é pensada com muito carinho e atenção para suprir essa carência imediata, mas também para provisionar capacidade operacional em hemodiálise para os próximos 10 anos através de abertura de novos turnos. Trata-se de um projeto pioneiro na região e de grande importância para atender pacientes que, outrora, precisavam se deslocar para outras cidades até três vezes na semana”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o médico Arthur Borges.

Conduzida pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, a construção conta com uma média de 30 funcionários trabalhando diariamente para garantir que a unidade seja entregue no primeiro semestre de 2025. A clínica, que terá um térreo e mais dois andares, representará um importante avanço para a saúde na região, proporcionando tratamento especializado.
“A construção do prédio está adiantada. O pavimento térreo já recebeu as instalações de esgoto, hidráulica, elétrica, reboco e já está sendo feito o emassamento de acabamento das paredes para pintura. Nos pavimentos intermediários segue os trabalhos de reboco, instalações elétricas e assentamento do piso. Toda parte externa já foi rebocada e está recebendo a instalação dos vidros e das placas da fachada em ACM”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro.