O intuito do encontro é garantir a segurança e eficiência no atendimento prestado pelos condutores de ambulância, além de assegurar o cumprimento da legislação


Motoristas de transportes de emergência da Secretaria Municipal de Saúde participaram, na última segunda-feira (26), de uma palestra informativa e de orientação, conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O intuito do encontro, que faz parte da Operação Nacional de Segurança Viária da PRF, é garantir a segurança e eficiência no atendimento prestado pelos condutores de ambulância, além de assegurar o cumprimento da legislação.

A palestra foi direcionada especialmente para condutores novos, com a intenção de esclarecer dúvidas sobre o tema e questões pessoais relacionadas à condução. Foram abordados os requisitos para ser condutor de veículos de transporte de emergência, incluindo a idade mínima, cursos específicos e a categoria da habilitação necessária, além de os direitos e liberdades dos condutores ao operar esses veículos, como o uso de sinais sonoros e de iluminação.

Também foram enfatizados os limites e responsabilidades que os motoristas devem ter para evitar acidentes, como a importância de manter os veículos em boas condições operacionais, incluindo manutenção regular e inspeções.

“Mesmo tendo algumas permissões, como avançar um sinal vermelho em situações emergenciais, é importante que eles sigam as regras de trânsito para garantir a segurança de todos. Esses pontos visam não apenas garantir a segurança dos condutores e pacientes, mas também assegurar que o serviço prestado seja eficiente e dentro da legalidade”, pontuou o chefe do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte, PRF Abreu, que ministrou a palestra juntamente com o PRF Vazzoler.

O motorista Luan Leonardo Drumond, que está há três meses dirigindo a ambulância da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mata da Cruz, aproveitou bastante a palestra. “Achei que foi bem produtiva, pois a gente sempre tem alguma coisa a mais para aprender”, disse.