Técnicos do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) participaram de treinamento para gerenciar estatísticas coletadas pelos semáforos inteligentes através das mais de 100 câmeras instaladas. As informações são obtidas em tempo real e acessadas pela Central de Mobilidade Urbana, instalada no IMTT. Os detectores visuais são responsáveis pelo acompanhamento integral do fluxo do tráfego de veículos.

De acordo com o presidente do IMTT, Nelson Godá, por meio das câmeras é possível saber quantos veículos passaram pelo semáforo e quanto tempo eles ficaram parados. “Esses dados permitem que os semáforos ajustem os seus estágios automaticamente, de acordo com o fluxo de veículos”, disse.

Nelson Godá explicou, ainda, que “os semáforos fazem a contagem dos veículos que passam em determinada via ou cruzamento, registram o tempo de ocupação e ajustam o seu estágio de acordo com o fluxo. Se o motorista passou por uma via ou cruzamento e sentiu uma melhora no trânsito, essa percepção está diretamente ligada a isso”, comentou.

INTEGRAÇÃO COM O CCO – As câmeras instaladas nos semáforos inteligentes estarão integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), de onde serão monitoradas imagens captadas em 240 câmeras espalhadas estrategicamente em vários pontos da cidade.

“Estamos elaborando um balanço geral, gerando um levantamento total tipificado desse primeiro mês de operação e criando uma sistematização para análise e divulgação dos dados. O CCO é capaz de capturar e armazenar imagens e dados, bem como monitorar em tempo real diversos pontos de nossa cidade”, pontuou.