Apresentações culturais e recreações aconteceram durante todo o dia no parque temático

O último dia do Festival dos Estudantes de Campos foi marcado por brincadeiras e apresentações culturais para alunos da educação infantil na Cidade da Criança, nesta sexta-feira (16). Cerca de 300 crianças participaram da programação, que contou com a apresentação da “Lolita Palhacita”, do Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria (Gotta) e do cão Zeus, da Guarda Civil Municipal, que encantou todos que estavam no parque temático.


Além das apresentações, as crianças puderam participar de recreações e aproveitaram os brinquedos do parque temático. Os pequenos eram de escolas municipais, projetos sociais, instituições conveniadas e equipamentos ligados à Prefeitura, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF).
“Eu achei muito legal, porque eu brinquei, coloquei fantasia, dancei e brinquei com os meus amigos. Eu amei muito”, disse Nayhanni Martins Francisco, de 11 anos, que é do SFCV de Custodópolis.


A programação desta sexta, último dia do Festival dos Estudantes de Campos, foi voltada exclusivamente para os alunos do ensino infantil, com o objetivo de promover a interação entre os mais novos, proporcionando diversão e aprendizado de maneira lúdica. A primeira-dama Tassiana Oliveira, que acompanhou o Festival, reforçou a importância do evento.


“Foi encantador ver a animação e o brilho nos olhos das nossas crianças em cada atividade. Este evento não só celebrou o Dia do Estudante, mas também destacou a importância da educação, do brincar, da interação e da cultura em nossa cidade. Cada momento, cada sorriso e cada descoberta dos nossos pequenos mostrou o futuro promissor que estamos construindo juntos”, pontuou.


De passagem por Campos, o carioca Sílvio Ribas levou a filha, Elis Ribas, de 4 anos, para aproveitar o dia no Festival.


“A gente está de passeio, ficou sabendo dessa programação e resolveu vir. Eu achei maravilhosa essa iniciativa, porque concentra em um lugar só tudo que uma criança precisa para se divertir de uma maneira muito bacana. Além das brincadeiras, o Festival mostrou que tem um acompanhamento pedagógico muito bom. Então, isso é muito valoroso, porque não vai existir uma sociedade justa sem educação de qualidade”, disse o pai.


O evento foi aberto oficialmente na quarta-feira (14), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, quando os estudantes Maria Sofia e Theo, alunos da Escola Municipal Francisco Portela, em Tócos, foram eleitos o casal Beleza Estudantil. Na quinta-feira (15), no Parque Alberto Sampaio, o FEC contou com laboratório de ciências, biblioteca volante, apresentações artísticas, palestras sobre o mercado de trabalho, encontro de bandas de fanfarra, campeonato de Free Fire, campeonato de altinha, estandes com jogos eletrônicos, além de informações e atualização do cadastro do programa Jovem Aprendiz. Na noite de quinta, os estudantes ainda participaram da agitada Batalha de Rimas.


“Toda a programação foi pensada justamente para criar e fortalecer os vínculos entre os estudantes das redes pública e privada, passando pela educação municipal, estadual, federal e particular, além das universidades. Os estudantes puderam participar de atividades educacionais importantes, como palestras sobre o mercado de trabalho, feira de tecnologia e de ciência, além de apresentações culturais que são de grande valor para o aprendizado”, explicou o organizador do evento, Ruan Barros.


O Festival foi elaborado e organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) em parceria com a Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct), Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e com o apoio de diversas outras secretarias e pastas municipais.