O novo índice do município é de 5,4, mesmo após pandemia, segundo dados do MEC divulgados nesta quarta-feira

Campos atingiu a melhor marca da história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram, nesta quarta-feira (14), os resultados do Ideb 2023 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. O novo Ideb de Campos é 5,4, superior ao último índice obtido em 2021, que foi 4,7, e o anterior, em 2017, de 4,6.


De acordo com o prefeito Wladimir Garotinho, em 2020, Campos não coletou os dados preconizados pelo MEC, deixando a educação municipal sem referência, pela primeira vez, após 15 anos.


“Acabou de sair o resultado do Ideb. A rede municipal de Campos está com nota 5,4 e a rede estadual com nota 5,2. Até então, a maior nota de Campos na história havia sido 5,0, em 2015. Estamos fazendo história! Temos muito o que comemorar. Vale lembrar que viemos de uma gestão que não tinha Ideb, porque não informou os dados ao MEC, e ainda enfrentamos uma pandemia. Ainda assim, recuperamos o ciclo educacional do município em tempo recorde”, afirmou o prefeito.


A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, destacou que esse é o melhor desempenho dos estudantes de toda a série histórica, desde 2007. Ela informou que Campos também teve a melhor nota de 9° ano (4,2), ou seja, melhor que a nota do Estado, que foi de 3,3.


“E, nesta convicção, sabemos que o esforço de todos os professores pedagogos, professores de suporte pedagógico, gestores das escolas e demais servidores, foi bastante importante para que atingíssemos o objetivo de melhorar o desempenho e colocar o município de Campos e a sua rede de ensino no mapa das escolas e redes municipais que estão produzindo as boas práticas para melhorar a qualidade do ensino público, da educação básica”, disse Tânia.


A secretária reforçou ainda que o Ideb trabalha com dois indicadores muito importantes, um deles é o desempenho escolar dos alunos, que é mensurado no 5º e 9º ano, avaliando o desempenho dos alunos de acordo com as habilidades acumuladas ao longo de todos os cinco anos do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais e os nove anos acumulados ao 9º ano do Ensino Fundamental.


“Além disso, ele também trabalha com o fluxo escolar e mensura quantos alunos são aprovados, quantos deixam de frequentar a escola por algum motivo ou quantos deixam de ser aprovados, seja por nota, por falta, porque esse fluxo escolar como meta do plano nacional de educação também precisa ser acompanhado. Não basta uma rede ter boas notas se ela exclui muitos alunos através da reprovação ou do abandono escolar. Então, esses dois indicadores, fluxo e desempenho de alunos, são acompanhados bianualmente com a avaliação do Saeb, que faz os cálculos após o resultado do censo e identifica o Ideb que cada escola e cada município vai ter. É muito importante que nós acompanhemos esses indicadores e usemos para organizar e orientar as nossas políticas de educação. São esses indicadores, associados a outros instrumentos técnicos, pedagógicos e de legislação, que fazem com que nós planejamos uma rede pública que seja, além de gratuita e oferecida a todos, que ela o faça com qualidade e com equidade, porque tem que ser boa para todos e não somente para alguns. E mensurar o desempenho e o fluxo escolar, através do Ideb, é o que nos faz ter o alinhamento com as políticas públicas nacional, estadual e municipal, para dar um seguimento à qualidade do ensino, que é obrigação dos serviços públicos e um direito de todos”, explicou Tânia.


Já a diretora pedagógica, Viviane Terra, falou que o resultado no Ideb reflete os investimentos feitos por essa gestão na educação, garantindo a aprendizagem como um direito fundamental dos estudantes.
“Destaco o papel fundamental dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e das escolas, que, com muito empenho e determinação, têm trabalhado incansavelmente para promover o desenvolvimento educacional em nosso município. O envolvimento das famílias também é essencial para o sucesso dos nossos estudantes. Esse resultado é uma conquista de todos nós. Mostra que estamos no caminho certo e que com dedicação e comprometimento, continuaremos a avançar na construção de uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade para todos os nossos alunos”, finalizou Viviane.

INVESTIMENTOS

Entre os investimentos realizados pelo município nos último anos está o Programa Tô Lig@do!, pelo qual foram distribuídos cerca de 8 mil tablets para os alunos e 3.581 chromebooks para os profissionais da rede, além de desktops para as unidades, garantindo acesso à tecnologia e promovendo a inclusão digital.


Também foram implantados Laboratórios de Tecnologias Digitais em 150 unidades escolares, totalizando 1.600 Chromebooks nessas escolas. Foram adquiridos Kits de robótica, laboratórios de Matemática e Ciências e conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender, contendo recursos educacionais lúdicos.


A Seduct promove, anualmente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, estimulando a pesquisa e a ciência, além do contato com universidades e empresas. Foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões em programas de bolsas que visam fomentar a Ciência e Tecnologia no município, como o Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa.


Foram investidos ainda cerca de R$ 40 milhões em obras e manutenções, beneficiando mais de 50 unidades escolares, incluindo aquisição de mobiliário. Foi iniciado o Programa de Expansão e Ampliação da Rede, com a construção de 27 novas unidades escolares, todas no modelo de construção modular, aumentando a capacidade de atendimento da rede. Além das unidades em construção modular, vão ser construídas mais cinco novas unidades escolares com recursos próprios.


E o incentivo à leitura é realizado através do projeto “Biblioteca em Casa”, que já distribuiu 48 mil Maletas, facilitando o acesso à leitura para alunos da Educação Infantil ao 9º ano.