A concessionária Águas do Paraíba reforça que a água tratada distribuída à população está em conformidade com os parâmetros da legislação, própria para consumo, e não apresenta nenhum risco à saúde.

O relatório emitido pela UENF confirma a presença de espécies já identificadas pela concessionária e divulgado em comunicado oficial emitido ontem (25/07). Sobre a possibilidade da existência da Saxitoxina, a UENF foi clara em afirmar que não possui em suas instalações capacidade de realizar tais análises laboratoriais e solicitou que a concessionária disponibilizasse os laudos. Ainda no dia 25 de julho, a concessionária enviou à UENF, ao INEA e à Prefeitura laudos (Relatório de ensaio 166487/2024-A-1.0 e Relatório de ensaio 165453/2024-A-1.0) que traziam de forma explícita a ausência da Saxitoxina


A concessionária acrescenta que, em cumprimento à portaria GM/MS Nº 888, vem monitorando o rio Paraíba do Sul preventivamente a respeito das espécies citadas, bem como os seus derivados metabólitos.

Os relatórios estão disponíveis no site da concessionária.