O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, se reuniu com representantes da pasta e da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) para alinhar uma parceria entre a instituição e o poder público, visando o desenvolvimento futuro, a qualificação do trabalho e a melhoria da rede de saúde. Durante o encontro, que aconteceu na última semana, no gabinete da secretaria, foram propostos treinamentos para os acadêmicos e profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, visando melhorar a qualidade dos atendimentos prestados.
O projeto inicial proposto para essa colaboração é o “SOS Coração: Nossa Missão é Cuidar da Pessoas”, que, apesar de estar em pleno funcionamento, requer ajustes para acompanhar os avanços conquistados. Também serão oferecidas atividades de educação continuada para os egressos da faculdade e profissionais da Rede Campos de Saúde Pública.


‌“Essa parceria entre a Fundação Benedito Pereira Nunes, a Faculdade de Medicina de Campos e a Secretaria Municipal de Saúde é justamente para realinhar as diretrizes de formação dos estudantes, visando atender melhor às demandas da população. Estamos implementando novos cursos de reciclagem na área de atendimento de urgência, especialmente na cardiológica, com o objetivo de melhorar o atendimento a pacientes com infarto. Como ponto de partida, temos o programa ‘SOS Coração’, que vem garantindo excelentes resultados em pouco mais de um ano de trabalho profissional. Por isso, estamos solicitando o apoio da faculdade para continuar desenvolvendo e aprimorando essas iniciativas”, destacou Paulo Hirano.


A subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo, reiterou que historicamente a FMC tem uma importante contribuição municipal na saúde pública e privada. “Contar com o apoio dos professores e mestres da academia pode enriquecer ainda mais a capacitação continuada da rede, garantindo um nível de profissionalismo elevado”, pontuou.
‌Também participaram da reunião o vice-diretor da FMC, Luiz Clóvis Parente; o cardiologista Jamil da Silva Soares, que integra a equipe de hemodinâmica do “SOS Coração” no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA); o médico Márcio Sidney, além da diretora de gestão das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Bruna Vassimon.